Cotidiano | 15/01/2014 | 15:01
Verão exige comidas leves e nutritivas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Para evitar mal-estar, a recomendação é que a preferência no verão seja por alimentos leves e de fácil digestão que ajudem também na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração. “As frutas são uma boa opção. Elas são de fácil transporte e resistem mais às altas temperaturas”, ressalta a nutricionista Renata Rabello. Para a reposição de líquidos vale também utilizar água de coco e chás gelados.
“Antes de ir à praia é preciso tomar um café da manhã completo com leite, iogurte, frutas, queijo e pães, de preferência, integrais. As pessoas devem também se alimentar a cada três horas. O problema é que devido a correria do dia a dia, há quem se esqueça de ter uma alimentação saudável e apele para produtos congelados”, indica.
“Os alimentos congelados são ricos em gorduras, sódio e conservantes, pois servem para manter a qualidade do produto em um prazo de validade maior e dar mais sabor e textura ao alimento. Eles não oferecem os nutrientes necessários. Além disso, podem acarretar hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, quadro de obesidade, e possivelmente, desnutrição”, complementa.
SUGESTÕES - Entre as opções para o verão há sanduíches, frutas, biscoitos, barras de cereais com frutas secas, cookies integrais, castanhas, biscoitos de gergelim, nozes, amêndoas, uva passa e palitos de cenoura. “Na hora de fazer os sanduíches, é preciso evitar alimentos que levem ovos como, por exemplo, as maioneses caseiras. Se for para transportar, é preciso também dividir em sacos individuais ou folha de alumínio para conservar bem o alimento”, pontua Renata.