Cotidiano | 14/11/2021 | 11:31
Viajando na Leitura: Poesia que Transforma, de Bráulio Bessa
Confira a dica de leitura da jornalista Maristela Benedet
Maristela Benedet
Compartilhar:
Um verso poético pode ser a mais linda oração em um momento sem esperança. Somente a poesia tem o poder de romper as mazelas do cotidiano e salvar vidas na descoberta de algo bom. E este sentimento difícil de explicar, inspirava o adolescente nordestino Bráulio, aos 14 anos, na pequena cidade de Alto Santo, no Ceará. Ele queria ser poeta.
Viver de poesia? O “cabra” deveria prestar e ter uma profissão para se sustentar. De família muito humilde, estudou para ser analista de sistemas sem jamais parar de escrever seus versos de cordel. Neste período criou o site Nação Nordestina para divulgar a cultura do seu povo e, buscava espaço nos jornais da capital para escrever suas histórias.
No livro Poesia Que Transforma, Bráulio Bessa, nos conta em forma de versos, sobre o aroma das comidas preparadas pela mãe com sabor de saudade e, das suas roupas costuradas por ela. Muitas peças ainda usadas pelo poeta nos dias atuais. Lembra do seu casamento em um curral de um parente com decoração de flores de plástico por não ter dinheiro para pagar a igreja.
O escritor relata a transformação inesperada em sua vida e carreira como escritor ao participar, por acaso, do Programa da Fátima Bernardes, na Rede Globo em 2015. A oportunidade de declamar na televisão contribuiu para romper preconceitos, divulgar e elevar a alma do povo do nordeste para o Brasil.
E a poesia de Bráulio com certeza transformou e segue transformando a essência de mais e mais pessoas mundo afora. Abraçando cada ser nos versos para recomeçar todos os dias, em todos os momentos: “Quando tudo for escuro e nada iluminar, quando tudo for incerto e você só duvidar, é hora do recomeço, recomece a acreditar.”