Erik Borges [Canal Içara]
Cotidiano | 22/07/2015 | 09:30
Você cuida bem da sua voz?
Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
Compartilhar:
Para transmitir toda a emoção de uma partida de futebol o narrador Joel Bernardo consome aproximadamente dois litros de água. Além disso, faz aquecimento com exercícios para garantir o grito de Gol sem perder a voz. “Não costumo forçar”, garante. Conforme a fonoaudióloga Celiane Ramos, estes são cuidados essenciais para a saúde vocal.
Pessoas que gritam muito, fumam, ingerem bebidas alcoólicas podem se tornar um sério candidato a ter problemas. “É todo um conjunto”, ressalta a profissional. O choque térmico também representa risco. “A pessoa está suada do futebol, abre a geladeira e toma um copo d’água gelado. Isso é muito prejudicial. Pode dar até uma paralisia de prega vocal”, enfatiza.
“O padrão respiratório ideal para a produção da voz é a respiração diafragmática. A pessoa tem que respirar em vez de falar até perder o fôlego. Além disso, quanto mais reta a postura, melhor para o controle das tensões cervicais”, explica. Veias do pescoço saltadas durante a fala pode ser um sinal de esforço demasiado.
A fonoaudióloga alerta que o cuidado deve iniciar já na infância. Principalmente com crianças agitadas. “Chamar a atenção do filho gritando não resolverá, porque o adulto vai dar um modelo inadequado para a criança”, afirma. A sugestão, neste caso, é tentar acalma-las para evitar que o comportamento seja levado para toda a vida.