Cotidiano | 02/09/2011 | 13:47
Você utiliza corretamente o smartphone?
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os mesmos aparelhos eletrônicos que facilitam cotidianos são acompanhados também de malefícios à saúde quando não utilizados da forma mais adequada. Uma postura errada na hora de utilizar o computador ou o uso por tempo prolongado, por exemplo, trazem consequências ruins ao organismo. O alerta e do fisioterapeuta pós-graduado em Ortopédica e Traumatológica Milton Ricardo de Medeiros.
Conteúdo relacionado:
28/10/2010 » Notícias do Canal Içara agora cabem no bolso
“Depois de ser Homo Erectus e Homo Sapiens, devido a utilização errada destes dispositivos que foram criados para facilitar as nossas vidas o homem moderno poderia ser chamado de Homo Sentadus. Isto devido a maior parte das nossas atividades serem realizadas ora dirigindo, ora em frente ao computador, etc. O erro não está nos equipamentos, mas sim na má postura ao utilizá-los.”, afirma o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Içara.
Para quem utiliza smartphones, o profissional recomenda que seja evitada a curvatura do pescoço para visualizar a tela. No caso de chamadas telefônicas, é desaconselhável apoiar o aparelho no ombro. Já para o uso de computador, a orientação é deixar o equipamento mais longe possível. Assim o pescoço fica menos flexionado.
Quanto aos tablets, Milton lembra que o ideal é usar sentado em uma cadeira como se fosse um livro. “Os braços devem estar sobre a mesa, a coluna apoiada no encosto da cadeira e as pernas perpendiculares a coluna”, completa. Do contrário, dores aparecerão para alertar a possibilidade de doenças. Uma das mais graves delas é a escoliose. Trata-se de uma deformidade das vértebras. “Para quem já tem problemas a recomendação é procurar um profissional”, pontua.