logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Economia | 18/04/2022 | 10:19

“A inovação está no DNA da Farben”, diz Edmilson Zanatta

Diretor detalha como a inovação e a tecnologia se conectam à trajetória da empresa e se consolidam como áreas estratégicas

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Como a inovação e a tecnologia interferem na operação de grandes empresas de Içara, contribuindo para o desenvolvimento de processos e produtos, o aumento da competitividade, a conquista do mercado e, por consequência, nos resultados? Para responder a essa questão, o Canal Içara visita companhias sediadas na cidade, mas com alcance em todo o país, como a Farben Tintas, indústria química que em 2023 completará 30 anos de atividade.

“A maior inovação foi criar a Farben. A família atuava no ramo plástico e na produção de telhas. E o meu pai (Jayme Antônio Zanatta) foi chamado de louco quando decidiu investir em uma indústria de tintas, um negócio de alto risco. Foi uma trajetória árdua, em que precisamos nos desfazer de outros negócios, mas hoje a Farben é uma empresa forte e tem como objetivo chegar a R$ 1 bilhão em faturamento”, expõe o diretor administrativo da empresa, Edmilson Zanatta.

“A tecnologia e a inovação estão desde o início conosco, está no nosso DNA, da empresa e da família. Entendemos que sempre é preciso ir atrás, buscar novas oportunidades, garantir um produto de qualidade, com um custo-benefício atraente para os clientes”, acrescenta.

O empresário conta que, até determinada época, essas áreas eram priorizadas, no entanto, sem a organização necessária. “A partir de 2005, começamos a estruturar melhor a empresa e demos um passo a mais na questão da inovação. De 2010 em diante, começamos a fazer algo mais concreto, com metas e objetivos. Ser o diferencial para os nossos clientes requer muita tecnologia”, considera.

Aproximação

Edmilson explica que a inovação está presente não só no desenvolvimento de novos produtos, abrangendo ainda os processos internos, como de produção e até de marketing. “A Farben foi reconhecida como a quinta maior empresa do Sul do Brasil que mais inova e esse reconhecimento foi corroborado pelo Sistema Fiesc, com o segundo lugar entre as mais inovadoras de Santa Catarina”, ressalta.

Apesar de cada departamento ter o compromisso de apresentar ideias inovadoras periodicamente, esse movimento não fica restrito ao ambiente interno da companhia. Na trilha da inovação e da tecnologia, a Farben buscou parcerias com instituições de ensino e a aproximação com o ecossistema regional.

Mais recentemente, as parcerias com a Satc foram ampliadas e a indústria química içarense é um dos dez parceiros que se juntaram à instituição para a criação da Cidade do Conhecimento, um distrito de inovação projetado e executado em conjunto com a empresa israelense BaseCamp, referência mundial na área.

“Queremos ter na região uma entidade como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que busque os talentos e esses talentos sejam lapidados, desenvolvam novas tecnologias e criem startups internamente, com os resultados voltando para os alunos. A intenção é atrair empresas fortes que acampem esse objetivo”, detalha.

Cobusiness

Em agosto do ano passado, a Satc também apresentou o Cobusiness, espaço pensado para desenvolver soluções inovadoras para os negócios, fortalecendo a parceria com a indústria. E a Farben é uma das empresas participantes. “Alguns projetos que poderão ser acelerados estão incubados nesse ambiente ‘descolado’ das empresas. Vemos que grandes organizações estão fazendo isso, colocando seus centros de desenvolvimento fora do ambiente empresarial”, justifica Edmilson.

A partir de pesquisas internas, junto a concorrentes e clientes, buscando possíveis soluções, foram levantadas 60 sugestões de melhorias para a Farben. Depois de uma triagem, dez projetos foram apresentados para a empresa, entre os quais, cinco serão escolhidos como prioritários para desenvolvimento e posterior aplicação. “Estamos impressionados com o nível de entrega. São projetos viáveis e inovadores”, enaltece o empresário.