Economia | 19/05/2012 | 11:02
A tainha ainda não chegou
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
E parece que o mar não está para peixe. A temporada da tainha teve início na terça-feira, dia 15, mas não trouxe resultados satisfatórios para os pescadores até agora. De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, João Pícollo, nenhum arrastão ocorreu no Balneário Rincão nesses primeiros dias. “Os cardumes ainda não apareceram e o pescadores estão no aguardo”, relata.
“Agora vai depender muito da temperatura. Vamos torcer para que o frio venha, junto com o vento sul e traga com ele os peixes para o nosso litoral”, completa. Alguns peixes da espécie apareceram na capital catarinense. Já no Balneário Rincão, os pescadores que colocaram as redes se depararam apenas com peixe pequeno.
“Nós vivemos disso e a esperança é a última que morre. Se continuar desse jeito será uma grande decepção, mas tempos fé que tudo vai melhorar”, conta o pescador Renê Feliciano Cardoso.A surpresa é porque a tainha aparece geralmente nos primeiros dias de maio.
SURFE - Até o fim da temporada, em 15 de julho, os surfistas não podem praticar o esporte. Pelo menos nas imediações determinadas pelo Ibama. “É ruim ficar sem surfar em praias que a gente gosta. Mas dá para entender que os pescadores vivem disso para sobreviver. Não compreendo de que maneira a gente atrapalha, mas aceito o lado deles”, finaliza o surfista Roberlei Pereira.