Economia | 09/11/2012 | 11:23
Aberta a temporada dos ambulantes
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Seja no vestuário, ótica, presentes e até alimentos, o centro de Içara é abastecido por empresas que comercializam todos estes itens o ano inteiro. Consequentemente pagam os devidos impostos todos os meses. O problema é que dividem espaço com ambulantes. Eles chegam na época de pagamento dos salários. E durante o Natal aparecem ainda em maior número.
Conforme o chefe do departamento de Fiscalização da Prefeitura, Aurélio Tadeu Dorchaidt, a atuação dos ambulantes é regulamentada em Içara. Mas para que possam atuar, precisam de alvará específico. O valor das taxa varia conforme as atividades pretendidas. Entretanto há casos em que não há espaço nem para licenciamento. Isto ocorre, por exemplo, quando há comercialização de itens falsificados.
"O nosso procedimento é primeiro notificar os ambulantes. Se eles persistirem na atividade sem alvará, aplicamos então as penalidades", coloca. Ainda segundo ele, foge da regra a comercialização de produtos perigosos à saúde, por exemplo, óculos sem procedência. "Neste caso ocorre a apreensão já na primeira abordagem. Estamos atentos a isso", explica.