Economia | 03/12/2012 | 21:01
Agricultores são autuados pelo MT
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Pelo menos cinco propriedades agrícolas em Içara foram autuadas pelo Ministério do Trabalho e terão que mudar o tratamento dos funcionários. É que a fiscalização detectou uma série de irregularidades, entre elas, a falta de contrato, ausência de equipamentos de proteção, além da inexistência de exames médicos para admissão e dispensa. Numa das lavouras foi verificada ainda a presença de dois adolescentes.
"As famílias buscarão se adequar. Mas consideramos a medida desproporcional. Temos que trabalhar primeiro a conscientização nestas propriedades", coloca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jair D´Estéfani. Ele calcula que as multas no caso de descumprimento poderão chegar a R$ 4 mil. No caso dos agricultores, alcançaria então até R$ 2 mil devido ao desconto de 50% que têm direito. O prazo para defesa é de 10 dias. "Foram requisitadas também a instalação de banheiros nas lavouras e áreas cobertas para as refeições", relata.
"Quando eu tinha cinco anos, eu ia com os tios ou até a mãe caçar passarinho e ver a roça. Hoje não se pode mais ir. Se não, é mais uma multa. Acho que este conceito tem que ser revisto. É preciso de uma orientação. Não é com multa que se resolve as coisas", critica o vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB). Um requerimento ao Ministério do Trabalho foi apresentado por ele na sessão legislativa desta segunda-feira, dia 3. A intenção com este documento é evitar a aplicação de multas.