Economia | 15/06/2021 | 18:10
Agroindústria de Içara recebe acompanhamento na habilitação a selo nacional
Com o selo SISBI, empresa poderá expandir vendas para todo o país
Redação | com a colaboração de Antônio Rozeng, da Amrec
Compartilhar:
A visita desta terça-feira foi em uma agroindústria de ovos de Içara, que hoje produz quase 3,3 mil ovos por dia. Conforme os empresários, Fabiano José Bortolatto e Simone Guollo Bortolatto, a intenção é expandir a produção com o selo. “Hoje atendemos Criciúma, Içara e Morro da Fumaça, com o serviço municipal de inspeção, mas planejamos atender municípios até Florianópolis”, revela Fabiano.
Agroindústrias de Criciúma, Lauro Muller e Nova Veneza também devem receber as visitas. Conforme a presidente do Colegiado de Agricultura e secretaria de agricultura de Morro da Fumaça, Patrícia Coral, a visita deixa a região confiante. “A consultoria nos deixa mais tranquilos para pedirmos o selo, já que muitas das exigências estão sendo atendidas”, avalia.
O secretário de agricultura de Içara, que também acompanhou a visita, Silvio João Viana, lembra que a luta já um processo e um sonho antigo devido ao grau de exigência. “Assim que recebermos o selo, esperamos que outras agroindústrias possam se adequar para terrem permissão de comercializarem seus produtos em todo território nacional”, projeta.
O Consórcio CIM-Amrec participou de uma seleção junto a consórcios de todo o Brasil para receber a capacitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na orientação aos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes do projeto-piloto Consim 2020. A oficina reúne empresários, donos das agroindústrias, os Responsáveis Técnicos (RT) e os veterinários das prefeituras da região dos 12 municípios da Região Carbonífera, além de prefeitos. O selo SISBI dá autorização para agroindústrias comercializarem produtos em todo o território nacional. Atualmente, a extensão é restrita a Região Carbonífera.