Samira Pereira [Ápice Comunicação]
Economia | 13/11/2014 | 15:33
Alpargatas conquistam os pés femininos
com informações de Samira Pereira, da Ápice Comunicação
Compartilhar:
Muitas pessoas ainda ligam as alpargatas àquele tradicional calçado gaúcho. Originário entre os trabalhadores das docas, na França e na Espanha, o modelo foi adotado pelos tradicionalistas e, agora, chega com força aos pés femininos. Antes confeccionado apenas de lona ou de algodão, hoje o modelo tem como base diferentes materiais, como o couro, rendas e redes. “Além de ser bonita e confortável, consigo usá-la para diferentes ocasiões, para trabalhar, ir para a faculdade, sair no fim de semana. Outro benefício é a versatilidade”, sintetiza a estudante Maria Julia Alberton, de 19 anos.
“Ela já foi tendência entre 1970 e 1980 e voltou nos últimos anos, com ainda mais força neste Verão. Na novela das 19 horas da Rede Globo, por exemplo, que se passa na década de 70, as personagens utilizam a alpargata para compor o look”, informa o gerente da loja Bem Calçado de Içara, Jeferson Duarte. “Para dar ainda mais destaque, algumas ganham adereços metalizados, como spikes, taxas e correntes, assim como detalhes vazados, costuras à mão, cadarços e pedras. O dourado também é a pedida da vez”, conta.
Para criar um visual moderno, a ideia é combinar as alpargatas coloridas com calças jeans e t-shirts, blusas ou camisas. Já para um look mais delicado e feminino, o calçado combina com as saias, shorts, tanto os jeans quanto os de sarja, e também com vestidos e minissaias de tecidos leves, a exemplo dos plissados. Se o calçado for estampado, a sugestão é equilibrar o visual diminuindo o mix de cores. Uma peça floral fica bem com uma alpargata de uma cor só, de preferência com uma das que estão na estampa.