
Economia | 09/04/2025 | 18:03
Alunos da Escola Dimer Pizzetti visitam a Cooperaliança em atividade educativa
Jovens conheceram as diferentes estruturas que compõem a cooperativa
Especial de Talita Lima, da Cooperaliança
Compartilhar:
A Cooperaliança recebeu a visita de 15 alunos do 8º ano da Escola Estadual Dimer Pizzetti na tarde desta quarta-feira, dia 9. A ação fez parte de uma atividade educativa proposta pela disciplina de ciências com o objetivo de aproximar os estudantes do funcionamento do sistema elétrico e do papel da cooperativa na comunidade.
A visita teve início com uma palestra do engenheiro eletricista Jonas Dal Molin, que apresentou a estrutura da Cooperaliança, explicou conceitos sobre geração, distribuição e consumo de energia elétrica, e respondeu às dúvidas dos alunos. “É muito gratificante poder compartilhar conhecimento com jovens que estão começando a entender como a energia chega até suas casas. Essa troca é importante para despertar o interesse e a consciência sobre o uso responsável da energia”, destaca.
Depois da parte teórica, os alunos conheceram a subestação da Cooperaliança em Sanga Funda, visitaram o Centro de Operação e Distribuição e finalizaram a tarde com uma confraternização na Arena Esportiva da cooperativa. “Em sala de aula, falamos sobre produção, distribuição e consumo de energia, mas vivenciar isso de perto torna a aprendizagem muito mais significativa. A visita complementa e fortalece o que foi ensinado em sala”, afirma a professora de ciências, Helena Sorato.