Economia | 24/08/2012 | 18:59
Amrec faz reivindicações agrícolas
Lucas Lemos com informações de Diene Lemos, da Amrec
Compartilhar:
A Associação dos Municípios da Região Carbonífera elencou 17 pontos necessários para evitar o colapso total do agronegócio. A reunião em Nova Veneza colocou, por exemplo, a necessidade do Estado aumentar o estoque de grãos. A falta do alimento para frangos é apontada como principal motivo para o aumento no custo da avicultura.
“A produção intensiva de animais – avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e corte - representa mais de 50% da economia agropecuária catarinense. Essas atividades passam por uma severa crise em função da escassez e do alto custo dos grãos, que são os componentes da ração animal e formam mais de 70% do custo de produção da carne e do leite. A situação se agravou em decorrência da perda de 900 mil toneladas de milho na safra 2011/2012 causada pela estiagem", cita o documento.
“É um direito de todos se manifestarem, tanto que obtivemos depoimentos por parte dos sindicatos e debatemos com empresários do setor”, ressalta o presidente da Amrec, Rogério Frigo. Além dele, o encontro teve a participação dos prefeitos de Lauro Müller, Orleans, Urussanga, Treviso, Siderópolis, Cocal do Sul, Forquilhinha, Meleiro, Morro Grande e os deputados federais Ronaldo Benedet (PMDB), Jorge Boeira (PSD), além dos deputados Estaduais Adilor Guglielmi (PSDB), Valmir Comin (PP) e Altair Guidi (PPS).