logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 17/11/2021 | 08:30

Andreia Limas: Aberta a temporada de contratação temporária

Comércio, indústria e serviços disputam mão de obra, cada vez mais escassa

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Tenho falado reiterada vezes neste espaço sobre o aquecimento do mercado de trabalho formal, que na Região Carbonífera é verificado, em maior ou menor grau, desde o segundo semestre do ano passado. Em Içara, segunda maior geradora de empregos com carteira assinada entre os 12 municípios da Amrec, mutirões de contratação se sucedem e o Sistema Nacional de Empregos (Sine) registra em média 100 vagas disponíveis a cada semana.

Também tenho trazido com certa frequência os números referentes à abertura de empresas na cidade, que já supera o desempenho pré-pandemia: entre janeiro e setembro, 1.108 novos negócios iniciaram as atividades em Içara.

Se por um lado essa situação significa que a economia do município vai bem, por outro pode representar enormes dificuldades às empresas que precisam contratar temporários. Somente no comércio, segundo a estimativa do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Roberto Brígido, devem ser abertas 500 vagas para suprir a demanda do período natalino.

Nesta época, também a indústria e o setor de serviços costumam reforçar os quadros de pessoal para atender a movimentação extra, intensificando a disputa por uma mão de obra cada vez mais escassa.

Setores

De acordo com a pesquisa Trabalho Temporário – Temporada Verão 2022, realizada pela Fecomércio SC em 11 cidades catarinenses, os setores que mais devem abrir vagas são alimentação (60%), alojamento (52%) e vestuário, calçados e acessórios (48%). Mais da metade (54,1%) dos entrevistados afirmou que não pretende contratar, enquanto 32,6% disseram que sim e 13,2% não sabem ou não responderam, o que pode estar relacionado às incertezas da conjuntura econômica.

Entre as empresas que pretendem ampliar o quadro funcional, 58% afirmaram que vão contratar mais (27,1%) ou igual (24,1%) e apenas 7,1% menos. Percentual expressivo (34,1%) não havia contratado no ano passado.

Já a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta para a contratação de 94,2 mil trabalhadores para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano no Brasil, sendo 6,1 mil em Santa Catarina. Historicamente, as lojas de vestuário, acessórios e calçados são as que respondem pela maior parte dos empregos temporários neste período do ano.

Efetivação

Conforme Paulo Brígido, em Içara as lojas começam a contratar em novembro, com a atuação no mês da Black Friday servindo como um treinamento para a movimentação de dezembro. Assim, os contratados ficam ao menos três meses, pois em janeiro geralmente cobrem férias, e os que se destacam acabam efetivados. Porém, a maior dificuldade ainda é encontrar pessoas com experiência.

No Estado, as contratações também devem ser realizadas em novembro, segundo 54% dos entrevistados pela Fecomércio, enquanto 37% pretendem deixar a contratação para dezembro. Os dados apontam que a chance de efetivação após o fim do contrato é grande, visto que 65,3% sinalizaram que podem manter o trabalhador na empresa.

A CNC também está otimista com a taxa de efetivação dos temporários após o Natal, projetando a absorção definitiva de 12,2% desses trabalhadores. Em se confirmando, será a maior dos últimos cinco anos.

Vendas

Em 2020, a principal data comemorativa do comércio coincidiu com a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, o que fez com que a contratação de temporários para o Natal no país fosse a menor em cinco anos (68,3 mil). Além da abertura de mais vagas, a CNC prevê para este ano um aumento de 3,8% nas vendas natalinas, em comparação com o ano passado.

Em Santa Catarina, os empresários também estão otimistas em relação aos próximos meses: 90% acreditam que o faturamento será maior do que na temporada passada.

Natal da SuperAção

O comércio vem se recuperando ao longo do ano, registrando aumento nas vendas nas datas comemorativas, também com ações para estimular o consumo. E é claro que o maior pacote de atrações está reservado para o período natalino.

Içara abrirá a programação do Natal da SuperAção nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 20h30 na Praça da Matriz São Donato, com a inauguração da decoração especial e o acendimento das luzes.

Em dezembro, haverá a chegada do Papai Noel no dia 2 e o funcionamento de um parque de diversões gratuito de 9 a 26. A programação se juntará ainda aos festejos pelos 60 anos de emancipação do município com show com Leandro Borges e o corte do bolo de aniversário da cidade no dia 20 de dezembro e culminará com o sorteio, no dia 30, de duas motos entre os consumidores das lojas associadas à CDL.