Economia | 17/03/2021 | 13:52
Andreia Limas: Economia começou o ano bem
Os números referentes a janeiro são positivos sobretudo para Santa Catarina
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Começaram a ser divulgados os principais indicadores do ano e eles mostram que a economia mantém a recuperação iniciada no segundo semestre do ano passado. Os números referentes a janeiro são positivos sobretudo para Santa Catarina, mas nunca é demais lembrar que eles não refletem as novas restrições impostas às atividades econômicas no Estado.
As medidas entraram em vigor no final de fevereiro e continuam valendo nesta semana, após a prorrogação do decreto estadual. É certo que elas afetarão os setores de maneira diferente, pois enquanto a indústria, por exemplo, não enfrenta entraves para seguir em operação, boa parte do comércio e dos prestadores de serviços tiveram seu funcionamento limitado.
No entanto, ainda levará cerca de dois meses para termos os dados oficiais que permitirão avaliar os impactos. Enquanto isso, resta torcer para que os prejuízos sejam minimizados e possamos ter crescimento em todos os setores, como se verifica nos números de janeiro, divulgados pelo IBGE.
Comércio
Em Santa Catarina, o comércio varejista ampliado começou 2021 com crescimento de 0,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Um desempenho melhor que a média nacional (-2,9%) e entre os estados do Sul do país, em que Rio Grande do Sul (-9,2%) e Paraná também registraram queda (-2%). Frente ao mês anterior, dezembro de 2020, na série com ajuste sazonal, o Estado apresentou retração de 0,4%, enquanto o Brasil recuou 2,1%. Já na variação acumulada de 12 meses, Santa Catarina teve alta de 2,4%.
Indústria
O desempenho da indústria foi ainda melhor. O Estado fechou janeiro com uma expansão de dois dígitos na produção industrial: na comparação com o mesmo mês de 2020, o crescimento foi de 10,1%, o que representa um avanço significativamente maior que a média nacional (2%). Esse foi o nono mês consecutivo com variação positiva no Estado, na série com ajuste sazonal. De dezembro de 2020 a janeiro deste ano, o avanço foi de 1,0% na produção industrial catarinense, enquanto no Brasil ficou em 0,4%. Já no acumulado nos últimos 12 meses, a variação no Estado ainda é negativa, -3,7%.
Serviços
Um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina, o de serviços, fechou janeiro com alta de 3,7% em volume frente ao mesmo mês de 2020. O desempenho do Estado foi bem acima da média nacional (-4,7%) e o melhor da região Sul, já que Paraná (-9,2%) e Rio Grande do Sul (-9,1%) apresentaram queda. Quando comparado com dezembro de 2020, Santa Catarina avançou 2%, o melhor resultado desde setembro e superior ao crescimento nacional, de 0,6%. Já no acumulado de 12 meses, o setor apresentou queda de 3,7%.
Empregos
A recuperação econômica reflete ainda na geração de empregos. Divulgados pelo Ministério da Economia nessa terça-feira, dia 16, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que tanto o Brasil quanto Santa Catarina fecharam janeiro com saldo positivo no mercado de trabalho formal. No Estado, foram abertas mais 32.077 vagas com carteira assinada em janeiro, mantendo o melhor desempenho na região Sul e o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo (75.203).
A tendência de alta é seguida também na Região Carbonífera, com os 12 municípios acumulando em janeiro 1.317 empregos a mais. Içara teve o segundo melhor saldo do mês, com a abertura de 312 novas vagas de trabalho formal. O melhor desempenho coube a Criciúma, que acrescentou 456 empregos, mas todos os municípios tiveram mais contratações do que demissões no período.
Solidariedade
O Canal Içara integra a rede de solidariedade que se formou na região para fortalecer o Projeto da Fábrica de Fraldas, iniciativa da Cruz Vermelha de Criciúma, que busca parceiros para viabilizar a produção das fraldas, direcionadas para asilos e comunidade em geral.
Para manter a produção, são necessários R$ 5 mil por mês e a expectativa é contar com o apoio de empresas e pessoas físicas para cobrir o montante. De forma temporária, a conta do Movimento Juntos de Coração receberá as doações: Banco 748 (Sicredi), Agência 2604, conta corrente 67432-0. Favorecido: Associação Empresarial de Criciúma – Acic - CNPJ: 83.663.203/0001-95.