logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 11/08/2021 | 08:00

Andreia Limas: Expomais volta em outubro, com novo formato

Evento cocriado por entidades e instituições de ensino será de 26 a 28 de outubro

Andreia Limas

Compartilhar:

Desde 2016, a região é palco de um grande encontro anual, cocriado por entidades e instituições de ensino e sustentado por quatro eixos que norteiam diversas atividades: marketing, administração, inovação e sinergia. Em quatro edições, a Expomais consolidou-se como o mais importante evento de conteúdo em gestão do Sul catarinense, voltado a empresários, profissionais, estudantes e demais interessados.

Mas essa sequência foi quebrada no ano passado, devido à pandemia de coronavírus. Não havia como reunir tantas pessoas em horas de imersão em palestras, painéis, apresentação de cases e realização de labs, características que acompanham o congresso desde o início.

No entanto, com a retomada das atividades e o avanço da vacinação, representantes das cocriadoras decidiram realizar novamente o evento neste ano, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, seguindo os protocolos sanitários ainda vigentes. Assim, a Expomais deve ganhar um novo formato, mais enxuto, porém sem perder a qualidade do conteúdo, segundo o curador Timóteo Farias

Transformação

As transformações da sociedade, os novos modelos de gestão e de negócios serão alguns dos temas que permearão as atividades. “A aceleração em algumas áreas criou um cenário de constante adaptação e isso traz muitas dúvidas ainda. Também nos coloca em cenário de mais criatividade, à medida em que vamos resolvendo o que é possível dentro das condições que se tem. Mudando inclusive as perspectivas das relações de trabalho”, aponta Farias.

Ele cita como exemplo a ampliação do home office e do uso da tecnologia. “Já estamos indo para outra onda, que é o cansaço digital, com as pessoas querendo se reencontrar, ter essa proximidade física. É importante entender esse cenário e o quanto impacta na necessidade de adaptação”, considera.

Cocriação

A Expomais 2021 tem como cocriadores a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc. Em reunião agendada para o próximo dia 19, representantes dessas entidades e instituições devem definir o formato do evento e as atividades que serão realizadas.

Apoio

A realização da Expomais é mais um exemplo do importante trabalho desenvolvido pelas entidades no apoio ao empresariado. Em Içara, a ACII também oferece diversos serviços aos associados e à comunidade em geral, tendo como seu grande evento o Seminário de Empreendedorismo e Inovação (SEI), este ano realizado em maio, em formato digital.

Com o intuito de dar sequência ao trabalho e agregar novas iniciativas, a diretoria da Associação Empresarial de Içara para o biênio 2021/2023, tendo na presidência Tatiana Pavei da Silva, tomou posse nessa terça-feira, dia 10, em solenidade transmitida pelo YouTube. A eleição ocorreu em julho, com os novos diretores sendo eleitos por aclamação.

Demandas

Tatiana é engenheira agrônoma, paisagista e fundadora da empresa Reino Vegetal, em Içara. Em seu currículo há também um histórico associativista: já foi coordenadora do núcleo de mulheres empreendedoras da ACII; vice-presidente da entidade na gestão passada e é secretária do Clube de Decoração e Arquitetura. “Assumo a presidência, como voluntária, para dar continuidade às ações que também participei como vice e, inspirada pelo que aprendi, manter a ACII atualizada às demandas locais”, afirma.

Capacitação

Uma das bandeiras defendidas pelas associações empresariais é a formação adequada da mão de obra, pois encontrar profissionais devidamente qualificados está entre as principais demandas das empresas. Nesse sentido, duas importantes ações são desenvolvidas em Içara.

Com 22 estudantes inscritos, as aulas do curso Jovens Talentos Empreendedores iniciaram na última segunda-feira, dia 9. A formação é ofertada pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), em parceria com a Associação Beneficente Abadeus.

A prefeitura também fechou parceria com o Senai, para oportunizar 200 vagas em formações voltadas às áreas de construção civil, panificação e metalurgia. Os cursos estão previstos para iniciar no dia 4 de outubro nos caminhões adaptados como salas de aula e ainda na sede das empresas Usipe e Librelato, igualmente parceiras no projeto.