Economia | 21/10/2020 | 12:04
Andreia Limas: o casamento entre a política e a economia
Setor empresarial se une para fortalecer municípios carboníferos em meio as eleições
Andreia Limas
Compartilhar:
Nem sempre pacífico, nem sempre amoroso, mas política e economia vivem com certeza um casamento sólido, na medida em que ações de uma área invariavelmente estão ligadas à outra, impactando na vida (e no bolso) de todos nós. Trago esse assunto para falar um pouco sobre as eleições municipais, que estão às portas e vão definir os prefeitos e vereadores para o mandato entre 2021 e 2024, pois a maior mobilização vista na região em torno do pleito é liderada justamente pelas entidades empresariais.
Legítimos representantes de boa parte da nossa economia, essas lideranças se reuniram, discutiram, levantaram e listaram prioridades para apresentar aos candidatos, cobrando o compromisso de cumprimento dessa agenda. Como o foco é o desenvolvimento, as ações sugeridas vão além do aspecto econômico propriamente dito, embora seja o personagem principal. Afinal, a qualidade de vida está diretamente ligada à geração de emprego e renda.
Içara
Nos últimos anos, a economia de Içara tem se destacado na Região Carbonífera, inclusive em 2020, apresentando crescimento em plena pandemia de coronavírus. Sem entrar no mérito da política, é inegável que esse desempenho, puxado pela classe empresarial, tem também o dedo do prefeito Murialdo Gastaldon, um economista por formação.
No entanto, Gastaldon está se despedindo da prefeitura, pois é reeleito e não poderia concorrer ao pleito novamente. Assim, ele e o vice-prefeito Sandro Serafin estarão deixando a administração municipal em 31 de dezembro e como garantir que o processo tenha continuidade? Com o município crescendo, se desenvolvendo de forma sustentável, equilibrada e gerando novas oportunidades?
Cartilha
Reforço: esta não é uma questão política, de determinar o voto por este ou aquele. É, sim, propor uma reflexão sobre a importância de pensar no desenvolvimento do município, de seguir avançando, consolidando Içara no cenário econômico regional, tendo como resultado mais qualidade de vida aos moradores. E o engajamento dos postulantes à prefeitura nesse movimento.
Nesse sentido, a cartilha Voz Única 2020 pode servir como bússola ao futuro prefeito(a). O documento elaborado pela Associação Empresarial em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Via Gastronômica compõe um Raio-X das demandas do setor econômico e produtivo de Içara.
Prioridades
As propostas estão divididas em dez eixos prioritários: agricultura; educação; empreendedorismo; infraestrutura; mobilidade; participação (da iniciativa privada em ações de desenvolvimento do município); planejamento; segurança; tributos; turismo. Ao propor a integração para o desenvolvimento, a campanha das entidades de Içara é pelo fortalecimento local com planejamento, interação e principalmente ações que possibilitem o crescimento ordenado.
O lançamento da cartilha ocorreu na segunda-feira, dia 19, e a entrega aos candidatos está programada para a próxima segunda-feira, dia 26, quando eles poderão apresentar, individualmente, os projetos que têm alinhados ao Voz Única.
Criciúma
Um movimento semelhante foi realizado em Criciúma, pela Associação Empresarial (Acic), o Fórum das Entidades (Forcri) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que no início do mês entregaram aos candidatos a prefeito um documento com os pleitos da classe empresarial para o mandato 2021-2024. As prioridades elencadas abrangem as áreas de planejamento e investimentos, atração e manutenção de empresas, inovação, infraestrutura viária e mobilidade, gestão pública, tributação, saúde e educação.
Sugestões
Algumas das sugestões apresentadas pelas entidades da cidade vizinha dizem respeito também a Içara, como a implantação de uma usina de reciclagem de resíduos, pois atualmente o lixo recolhido em Criciúma vai para o aterro sanitário em Içara. Da mesma forma, o apoio à consolidação do Centro de Inovação, de atuação regional; o redimensionamento do sistema de transporte coletivo, com conexão intermunicipal; a utilização da malha ferroviária regional para o transporte de pessoas; e o apoio à implantação do Serviço Aeromédico.
Balneário Rincão
Em Balneário Rincão, a Associação Empresarial e a CDL também elaboraram uma pauta de reivindicações visando o desenvolvimento econômico do município. As demandas foram divididas em seis itens: infraestrutura e mobilidade urbana; reforma fiscal e tributária; planejamento estratégico; turismo; educação e inovação; ambiental. As entidades estão providenciando a entrega do material para os candidatos a prefeito.