Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 07/12/2022 | 08:49
Andreia Limas: Teremos o melhor Natal dos últimos anos?
Essa é a expectativa dos empresários do comércio, que projetam aumento nas vendas acima de 6,5%, em comparação com 2021
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Após o esquenta da Black Friday, o período natalino foi oficialmente aberto nesta semana, com ações especiais voltadas à mais importante data comemorativa do ano, que impacta positivamente todos os setores da economia, embora em diferentes níveis. Para o comércio, a perspectiva é de ter o melhor Natal dos últimos anos.
Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) junto a empresários do setor revela que, em relação ao percentual de crescimento, 38,2% dos entrevistados têm expectativa de aumento nas vendas acima de 6,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado. A maioria projeta o tíquete médio de compras em R$ 170.
Os produtos mais procurados para a grande data do varejo, de acordo com a sondagem, serão roupas e calçados (32,6%), brinquedos (17%) e eletroeletrônicos (13,9%). O levantamento foi realizado com empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades catarinenses com o maior potencial de consumo.
Atendimento
Uma das estratégias para o período natalino é ampliar o horário de atendimento. As lojas de Içara já ficaram abertas até as 17 horas no sábado, dia 3, e irão repetir a ação nas próximas três semanas.
Desde segunda-feira e até esta sexta, o horário estendido vai até as 20 horas, com exceção de amanhã, em que o atendimento acontecerá até às 21 horas. Nas duas semanas seguintes, os consumidores terão até as 22 horas para fazer suas compras. Além disso, nos dias 11 e 18, o comércio atenderá das 17 às 22 horas.
Ações
O Natal Encantado de Içara conta também com ações alusivas à data, iniciadas ainda em novembro com o acendimento das luzes da decoração especial. Nesta quinta-feira, dia 8, haverá a chegada do Papai Noel, fechando o desfile natalino que ocorrerá na rua Marcos Rovaris, com início às 19 horas.
A partir do dia 10, haverá ainda um parque de diversões gratuito para a criançada, banda do Papai Noel e seus Duendes, trenzinho da alegria e apresentações culturais. No dia 20, acontecem as comemorações de aniversário da cidade, com o espetáculo do grupo polonês Korzenie, às 19h30, e show com a banda Matusa, às 21 horas.
Além disso, a Promoção Navegue nas Ondas do Natal Encantado de Içara sorteará uma viagem de cruzeiro e uma moto zero quilômetro entre os consumidores que fizeram as compras nas lojas e supermercados participantes e preencheram os cupons para concorrer.
Parceria
Todas as ações do Natal Encantado são realizadas em parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Prefeitura Municipal, que reconhece a importância de manter o dinheiro de Içara circulando na cidade.
Temporários
Com expectativa de aumento de 2,1% nas vendas de Natal em relação à mesma data do ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários este ano para atender ao aumento na movimentação gerada pela principal data comemorativa do varejo.
Uma vez confirmada a previsão da entidade, o varejo brasileiro produziria a maior oferta de trabalho temporário desde o Natal de 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos de trabalho com essas características.
Os maiores volumes de contratações deverão se concentrar nos ramos de hiper e supermercados (45,53 mil vagas) e de vestuário (25,88 mil).
O segmento de hiper e supermercados, maior empregador do varejo, costuma se destacar no número absoluto de vagas ofertadas, enquanto as lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as mais positivamente afetadas pelas vendas natalinas. Enquanto o faturamento do varejo cresce em média 34% na passagem de novembro para dezembro, no segmento de vestuário o faturamento costuma subir 90%.
Santa Catarina
De outubro a dezembro, diversos segmentos do comércio, serviços e turismo ampliam o quadro de funcionários para atender as demandas das festas de fim de ano e a temporada de verão em Santa Catarina.
Conforme pesquisa da Fecomércio SC, realizada em 11 cidades catarinenses, pelo menos 27% dos empresários manifestaram a intenção de contratar trabalhadores temporários, sendo que 62,5% deles pretendem manter o colaborador extra por três meses ou mais. A chance de efetivação também é significativa: metade das empresas afirmou que o trabalhador pode ser contratado definitivamente após o fim do contrato temporário.
Seis em cada dez empresários têm expectativa de faturamento maior nesta temporada, diante daqueles que acreditam que será igual (16,4%) ou menor (12,8%) em comparação ao mesmo período do ano passado.