logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 23/03/2022 | 08:46

Andreia Limas: Vamos falar de empreendedorismo, tecnologia e inovação?

Apesar de frequentemente aparecerem juntos, termos têm significados diferentes, mas muita importância para a economia

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Na coluna desta semana, vamos falar um pouco sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação. Não por serem temas da moda – e são mesmo, com forte de tendência de permanecer assim por um bom tempo –, mas sim pela importância que têm para a economia.

Começamos por ressaltar que, apesar de frequentemente aparecerem juntos, os termos têm significados diferentes. Tecnologia refere-se a técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços. Seu alcance está cada vez mais frequente em atividades como as da indústria, do comércio e prestação de serviços, ampliando a participação de forma muito significativa ainda na construção e na agropecuária.

Já a inovação é a capacidade de estabelecer novas combinações. Combinar novos processos, novos materiais e até mesmo tecnologias para produzir de uma forma nova, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Enquanto o empreendedorismo caracteriza-se pela disposição, capacidade ou iniciativa de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Mas é claro que o empreendedorismo pode vir acompanhado de uma grande dose de inovação e tecnologia. Assim como a inovação e a tecnologia são áreas propícias para se empreender.

Mercado

Elaborado pelo Observatório Acate, o Panorama de Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Tech Report 2021) apresenta os principais números do setor referentes ao ano de 2020. Entre os dados levantados pelo estudo, está o crescimento e a representatividade em termos de empresas, assim como o faturamento e as oportunidades de investimento.

O Tech Report mostra que o setor de tecnologia de Santa Catarina teve o sexto maior faturamento do país em 2020, com mais de R$ 19,8 bilhões faturados, que representam 6,1% do PIB catarinense.

Entre 2015 e 2020, o número de empresas do setor cresceu 63,2% no estado, sendo o maior crescimento do país no período. Com 17.720 empresas e crescimento de 28,4% no último ano, o ecossistema de tecnologia catarinense é o sexto maior do país em número de empresas.

Com 67,8 mil trabalhadores em 2019, Santa Catarina é o quarto maior estado em número de colaboradores no setor de tecnologia brasileiro.

Região

Nesse universo, o Sul aparece com apenas 9,1% das empresas (1.613) e em quinto lugar no faturamento entre as seis regiões catarinenses, com R$ 1,3 bilhão faturado, o equivalente a 6,4% do total. Ao todo, Santa Catarina soma 19,1 mil empreendedores atuando no setor.

Visita técnica

Por iniciativa do Portal Canal Içara, empresários e profissionais farão uma visita técnica a Florianópolis nesta quinta-feira, dia 24, em uma incursão pelo universo da inovação e tecnologia.

A primeira parada do HUB #Içara de Negócios será no Parque Tecnológico Alfa, onde atua o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), a primeira incubadora do Brasil, idealizada e criada em 1986 pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).

O roteiro prevê ainda uma visita ao Centro de Inovação Acate Primavera, endereço da Associação Catarinense de Tecnologia e de dezenas de empresas associadas, além do Link Lab, uma aceleradora, um espaço de coworking, um fundo de investimento, locais para eventos, entre outros ambientes.

Empreenda Mais

Também por iniciativa do Canal Içara, o Projeto Empreenda Mais teve seu primeiro episódio na última semana, com a psicóloga Rosimeri Vieira abordando o engajamento no ambiente de trabalho. O segundo episódio está programado para abril, tendo como tema a criatividade. O projeto conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas de Içara e Região, Associação Empresarial de Içara e o HUB #Içara de Negócios.

“O Canal Içara é uma empresa de notícias e também de conteúdo, como o Empreenda Mais; oportunidades, a exemplo das vagas de emprego, editais e informações que se enquadram para a cidade; e conexões, como essa visita técnica a Florianópolis”, ressalta Lucas Lemos, diretor do portal.

Ranking

E por falar em empreendedorismo, Santa Catarina tem três cidades entre as 20 melhores do país para empreender. Florianópolis aparece na segunda posição, Joinville está em nono lugar e Blumenau é a 20ª colocada no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e, nesta edição, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ao todo, a lista traz 101 municípios brasileiros, nenhum deles do Sul catarinense. São Paulo continua na liderança, conforme o levantamento feito com base em dados de 2021, referentes a ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora.

Empresas

A abertura de empresas segue em ritmo menor em Içara, se comparada ao desempenho de 2021. Em fevereiro, 119 novos negócios entraram em operação na cidade, contra 130 registrados no mesmo mês do ano passado, resultando em redução de 8,46% nesse comparativo.

Considerando o primeiro bimestre, Içara contabiliza 249 aberturas neste ano, frente a 256 somadas no mesmo período de 2021, variação negativa de 2,73%. Os dados são do Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Governo Federal com informações do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).