logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 12/08/2014 | 17:21

Aneel divulga reajustes da Cooperaliança

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o reajuste tarifário da Cooperaliança nesta terça-feira, dia 12. Já a partir de quinta-feira, a tarifa residencial (Classe B1) passará a ter o acréscimo de 28%. Considerada ainda as diferentes categorias, o efeito médio na baixa tensão será de 28,86% enquanto na alta tensão chegará a 33,19%. Ao todo, os novos índices atingirão 34,7 mil unidades consumidoras de Içara, Jaguaruna, Araranguá e Sangão.

O cálculo da Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. No caso da Cooperaliança, somente a energia adquirida da Celesc teve aumento de 28,7%. A conta inclui a atividade de distribuição e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como os encargos de transmissão e os encargos setoriais.

“A revisão é individual, mas o reajuste é nacional devido ao aumento no custo da energia por causa da escassez de água”, coloca presidente em exercício da cooperativa, Jorge Rodrigues. “Tem locais em que o aumento da tarifa residencial será de 42,02%. Em Siderópolis ficará entre 28,38% e 30%. Em Urussanga será de 24,75% a 32%”, completa o diretor-administrativo da distribuidora de energia, Reginaldo de Jesus.