Economia | 21/06/2013 | 11:42
Aneel: novo cálculo deverá baixar reajuste
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Um novo cálculo deverá ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para aplicação nas tarifas da Cooperaliança. A primeira estimativa era de 15,34% de reajuste na conta dos consumidores residenciais (B1) e 20,75% nas faturas industriais. A base foi principalmente o custo da energia comprada da Celesc. O preço faz parte de 60% do valor que chega ao consumidor final. O percentual continua o mesmo, no entanto, o custo caiu. Por isso o índice será menor.
A revisão das tarifas fez parte da pauta da audiência pública realizada pela Aneel no auditório da cooperativa na manhã desta sexta-feira, dia 21. "Já havíamos colhido contribuições através da Internet. O evento serviu como parte de todo o procedimento. Ainda poderemos receber novas sugestões por escrito até o dia 24. As tarifas valerão a partir de agosto. Já os índices de qualidade para serem cumpridos vigorarão a partir de janeiro de 2014", coloca o assessor da superintendência de regulamentação econômica da agência, Cláudio Elias Carvalho.
"Conforme demonstrado em gráfico, tivemos um pico de investimentos em 2012 por causa da subestação. A obra foi necessária devido ao risco da estrutura anterior não comportar a demanda de veraneio. Com isso também conseguimos melhorar a qualidade do serviço prestado. Isto impacta nos índices que temos para cumprir", coloca o diretor administrativo da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus. "Com a revisão tarifária, calculamos que os consumidores pagarão o mesmo valor que era praticado em 2008. Isto quem vai determinar é a Aneel", acrescenta.