Fabiana Henrique [Dialetto]
Economia | 09/12/2014 | 13:13
Apicultura amplia espaço em cosméticos
com informações de Fabiana Henrique, da Dialetto
Compartilhar:
O Brasil é o terceiro maior mercado mundial na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Desde 2007 o crescimento é de quase 87% ao ano. E a previsão é que em 2017 o país se consolide como o segundo maior mercado consumidor de cosméticos do mundo. Ficará atrás apenas dos Estados Unidos. Uma das tendências é que a expansão ocorra aliada ao uso de produtos, por exemplo, da apicultura.
Os cosméticos verdes levam 95% de produtos naturais. Neste caso, a apicultura serve como base para xampus, hidratantes, condicionadores, cremes e sabonetes com uso de mel, própolis, pólen, cera e geleia real. Todos têm funções terapêuticas específicas, desde anti-inflamatórias até revigorantes das células do couro cabeludo. As possibilidades no mercado constam no Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae de Santa Catarina.
No entanto, é preciso cuidados para o investimento no setor. O consumidor de produtos naturais busca artigos com alto valor agregado. Portanto, a embalagem e a comunicação visual são importantes ferramentas para educar este público. É preciso fornecer informações que evidenciem os benefícios e propriedades. Uma das orientações é que o apicultor estabeleça parcerias para a comercialização dos cosméticos.