logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Economia | 15/12/2014 | 00:16

Arquitetos, os artistas da funcionalidade

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Em 15 de dezembro de 1907 nascia um dos maiores arquitetos do Brasil, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares. Em referência a importância de seus trabalhos, entre eles, o desenho do Congresso Nacional, em 2011 o dia do próprio aniversário passou a ser também de toda a categoria. Até então a comemoração ocorria no dia 11 do mesmo mês.

A paixão pela arte foi determinante para Juliane Cardoso escolher a arquitetura. “Lembro que na minha infância queria trabalhar arrumando a casa das pessoas. Esse era o meu sonho. Só não sabia ao certo o que era. Na verdade queria decorar e não sabia!”, relata. “Simplesmente amo o que eu faço. Isso é o que me motiva”, completa.

“O maior desafio é melhorar a cada projeto, inovar em cada ambiente, fazer com que fiquem impressionados com o resultado”, acrescenta. “Acredito que a maior contribuição de nossa profissão é construir com beleza, ordem e harmonia. A nossa meta é integrar o homem com o espaço onde vive. É preciso ser incansavelmente criativo e dinâmico para isso!”, sublinha.

“Existe ainda muita confusão quanto ao que um arquiteto e urbanista faz. Em geral, ele planeja espaços pensando na funcionalidade, ergonomia, estética, bem estar e, mais recentemente, na sustentabilidade. Os espaços variam em escala. Podem ser desde um ambiente (banheiro, quarto, cozinha), uma edificação (casa, edifício, sala comercial, hospital) até o planejamento urbano e regional”, indica também a arquiteta Alice Cardoso.

“O que motiva optar pela profissão de arquiteto e urbanista é a identificação com alguns fatores primordiais do ramo, como facilidade para desenhar e representar ideias em figuras, criatividade, interesse pelo bem social e por criar espaços melhores. O fim da graduação é só o primeiro passo do arquiteto. Somos eternos alunos. Precisamos constantemente nos atualizar, ler, pesquisar e estar por dentro das novidades tecnológicas que surgem no mercado construtivo. Estar sempre um passo à frente é essencial para o caminho do sucesso”, pontua.