Lucas Lemos [Inoova Comunicação]
Economia | 23/08/2021 | 21:04
Associação Empresarial de Içara debate ações para inovação local com Fapesc e Poder Público
Projetos da Fapesc que podem ser desenvolvidos em Içara foram apresentados na tarde desta segunda-feira, dia 23
Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Compartilhar:
A inclusão de Içara no movimento de inovação pode ir além da integração ao centro regional destinado a essa finalidade e deve iniciar antes mesmo da estrutura física estar pronta para atendimento do ecossistema regional. A cidade pode - e deve - trabalhar desde já a incubação de empresas, a estruturação de laboratórios, além da criação de startups. Algumas dessas iniciativas incluem incentivos do estado ou terão editais lançados muito em breve para o aporte de recursos públicos.
Conforme o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Fabio Zabot Holthausen, além de Içara se encaixar em critérios para alguns dos editais, a cidade também precisa preparar-se com leis municipais que incentivem a inovação. Os trabalhos desenvolvidos pela Fapesc e as iniciativas que podem ser aplicados na cidade foram apresentadas em reunião com diretores da Associação Empresarial e a participação também do Poder Executivo Municipal na tarde desta segunda-feira, dia 23.
“O desenvolvimento local depende de sinergia. Por isso, esse é um debate que deve ser ampliado na cidade com ainda mais entidades e instituições. Nosso encontro foi apenas uma etapa desse movimento”, ressalta a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva. “A inovação está vinculada a integração e uma governança estruturada formada pelo setor empresarial, público, o terceiro setor e instituições de ensino. É preciso que todos tenham objetivos em comum para poder funcionar”, lembra Fábio.
“Precisamos unir forças e planejar com foco na tecnologia e inovação para avançar também nas demais áreas. Içara cresce e o nosso desafio é que a qualidade de vida da nossa população acompanhe esse desenvolvimento. Não somos uma cidade pequena, também não estamos entre os maiores municípios catarinenses, mas temos um desempenho acima da média em diferentes indicadores, como exportação, criação de novas empresas e geração de oportunidades de trabalho”, completa a prefeita Dalvania Cardoso (PP).