logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 19/02/2025 | 15:23

Associação Empresarial debate oportunidades em Içara com vereadores eleitos

Encontro foi realizado a partir de pleitos do Voz Única 2025/2028

Link.e

Compartilhar:

Pautas pelo desenvolvimento de Içara foram debatidas na Associação Empresarial com parlamentares içarenses nesta quarta-feira, dia 19. As demandas, elencadas a partir das oportunidades observadas por empresários da cidade, foram incluídas na cartilha do Voz Única, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com indicadores e proposições claras para atingir cada meta. O mesmo documento serviu de subsídio para o diálogo com os candidatos ao Poder Executivo em 2024 com foco nos próximos quatro anos.

“Mais do que um amplo levantamento, nosso objetivo é também acompanhar cada pleito para que se torne realidade e potencialize ainda mais o desenvolvimento de Içara. A cidade tem muitas oportunidades para quem deseja empreender e crescer. A parceria e o diálogo com os vereadores é fundamental nesta construção”, ressalta o presidente da Acii, Marco Aurélio Périco Góes. Criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Voz Única orienta e informa sobre as demandas do ponto de vista empresarial de forma sistematizada. "Tivemos um debate muito proveitoso, em que diferentes visões puderam ser apresentadas. Todas elas, com soluções interessantes por Içara", pontua.

DEMANDAS DO VOZ ÚNICA 2025/2028

GERAR OPORTUNIDADES PARA NOVAS EMPRESAS
Indicador: Dobrar o número de empresas ativas na cidade até 2028, chegando a 18 mil CNPJs ativos
Proposições: redução da burocracia, gratuidade do alvará para pequenas e médias empresas de baixo risco, tratamento de dados para potencializar oportunidade de negócios, competitividade na atração de empreendedores com ISS compatíveis ou menores às cidades vizinhas e de referência no estado; apoio a criação de espaço de inovação; secretário dedicado à indústria, comércio e serviços, além de novas áreas industriais.

PROFISSIONALIZAR PARA O MERCADO DE TRABALHO
Indicador: no mínimo 1,5 mil pessoas em cursos profissionalizantes (2025/2028)
Proposições: cursos profissionalizantes aos setores que mais demandam colaboradores, além de criar políticas para atrair talentos que possam morar e se desenvolver em Içara, evitando o êxodo empregatício.

MOBILIDADE URBANA PARA GERAR MOVIMENTO NA CIDADE
Indicador: criação de 1 projeto-piloto de conexão comunitária
Proposição: alternativas de baixo custo ou gratuita para o deslocamento interno até as paradas mais próximas do sistema municipal e consequentemente a ampliação da demanda para o uso de ônibus.

AMPLIAR INFRAESTRUTURA PARA A CIDADE CRESCER
Indicador: 50km de pavimentação em rodovias estruturantes ou ampliação
Proposições: Rodovia Paulino Búrigo (sc-445) no formato de avenida entre Vila São José e Presidente Vargas (7km) com a participação do empresariado na busca por soluções para a melhor execução, Acesso Barracão/Aurora a partir do viaduto na BR-101 e extensão da Avenida Procópio Lima no bairro Cristo Rei.

INVESTIR NA TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA
Indicador: 20 novas câmeras
Proposição: equipamentos em locais estratégicos para inibir crimes e contribuir com a melhor conservação das vias e estruturas do município.

+EDUCAÇÃO: inserir conteúdos gradativos de empreendedorismo do 1º ao 4º ano do ensino fundamental da rede municipal, criando também interesse pelo trabalho desde o período escolar.

+EFICIÊNCIA: criação de conselho municipal com entidades, empresas e governo para revisão e simplificação da legislação municipal, revogando artigos e dispositivos incompatíveis com os novos tempos.

+COMUNICAÇÃO: trabalhar atrativos da cidade com a criação de materiais (vídeo, folder, revista, conteúdo na imprensa) para proporcionar ambiência a novas empresas, talentos e também o desenvolvimento do turismo como fonte de renda, emprego e oportunidade de negócios.

+ORGANIZAÇÃO: estabelecer regras claras para as atualizações que forem realizadas no plano diretor da cidade, tornando o crescimento de Içara organizado para novos investimentos, com a participação do setor econômico na elaboração.