Economia | 06/03/2018 | 08:17
Bairro Aurora terá reservatório ativado pela Casan na próxima semana
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Içara vai ter a segurança no abastecimento de água ampliada na próxima semana com a inauguração de um reservatório no bairro Aurora. “No mais tardar no dia 15 a gente realiza a entrega oficial deste reservatório, no entanto, já estamos começando a colocá-lo em funcionamento, mesmo antes de sua inauguração. Serão 750 mil litros de água em reservatório, um armazenamento importante. Nesses últimos meses fizemos as melhorias que eram necessárias para colocá-lo em funcionamento e agora vamos realizar”, promete o superintendente regional da Casan, Vilmar Bonetti.
“Se nós ampliarmos o volume reservado para Içara, eventualmente, se acontecer uma interrupção, certamente aquela população não sentirá tanto a falta, por isso a importância de se aumentar os reservatórios existentes na cidade e isso sempre foi uma prioridade da Casan para Içara”, afirma. O reservatório, no entanto, não foi construído pela Casan. Ele já está há vários anos na comunidade, porém encontrava-se desativado.
“Quando a Casan assumiu a gestão dos serviços na cidade, uma das primeiras coisas que percebemos foram os reservatórios que estavam desativados e não entendíamos porque a gestão municipal (Samae) não havia ativado. E neste tempo então buscamos verificar a situação, fizemos as melhorias necessárias e agora vamos ativar”, coloca o superintendente.
No ano passado houve a inauguração de um novo reservatório na comunidade do Jaqueline com capacidade para 500 mil litros. A ativação no Presidente Vargas é o próximo passo. “Ali é outro ponto importante que estamos vendo as questões de melhorias a serem realizadas e vamos buscar ativar o reservatório. É um equipamento para 300 mil litros e que não deveria estar desligado. Vamos fazer funcionar, o que auxiliará na questão de abastecimento também para esta região, em especial os pontos mais altos”, expõe.
O superintendente, no entanto, chama atenção para um ponto que considera como fundamental: as próprias unidades consumidoras contarem com reservatórios de água. Ele lembra que ainda há casas que não dispõem de caixas e assim, sempre que ocorre a falta, acabam sentindo ao extremo o desabastecimento. Conforme Bonetti, 95% dos vazamentos são resolvidos em apenas duas horas após serem detectados. “O restante é somente quando estoura adutora, então se você tem um reservatório, em 95% dos casos você sequer sente a falta de água”, indica.