Economia | 28/10/2024 | 14:07
Bancos farão Mutirão Nacional para renegociar dívidas
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades
Redação | com informações da Febraban
Compartilhar:
O tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, vai ajudar o consumidor a negociar dívidas bancárias e reequilibrar suas finanças em novembro. Durante a ação, os bancos participantes oferecerão parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.
As dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. As negociações serão feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr, lembrando que é preciso ter sua conta Prata ou Ouro.
“A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban. As informações completas sobre o Mutirão 2024 podem ser encontradas na do Mutirão no Meu Bolso em Dia Febraban. O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira vai até o dia 30 de novembro e é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a Febraban e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.