Economia | 20/04/2016 | 07:00
Banda larga fixa tem a pior avaliação
Especial de Sabrina Craide, da Agência Brasil
Compartilhar:
Entre os serviços de telefonia e internet do Brasil, a pior avaliação em relação à satisfação dos consumidores é da banda larga fixa. Numa escala até 10, a nota nacional foi de 6,58. De acordo com a pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações, os aspectos mais negativos são o atendimento telefônico das prestadoras, incluindo o tempo de espera para falar com atendente e a sua capacidade de resolver demandas.
A telefonia fixa obteve a maior nota (6,97), seguida da telefonia celular pós-paga (6,72) e pré-paga (6,62). "A pesquisa dá à Anatel informações essenciais para que ela possa direcionar suas ações de fiscalização, de controle e mesmo os seus regulamentos para solucionar os problemas que mais geram insatisfação nos consumidores", avalia a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel.
Os dados foram coletados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015 e abrangem os serviços de telefonia pré e pós-paga, telefonia fixa e banda larga fixa. Além de aferir a satisfação dos consumidores, a pesquisa mediu como o consumidor percebe a qualidade do serviço de acordo com diferentes aspectos, tais como o funcionamento, a cobrança, oferta e contratação.