Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 25/06/2015 | 13:30
Brasileiros da Classe C são maioria nos EUA
Especial de Leandra Felipe, da Agência Brasil
Compartilhar:
O brasileiro que emigra para os Estados Unidos é proveniente da classe média baixa, a chamada classe C. A maior parte, com ensino médio ou curso superior, é oriunda de centros urbanos, principalmente do Sudeste e do Centro-Oeste. Além disso, a maioria entra no país com visto de turista em busca de melhor renda e segurança.
O Ministério das Relações Exteriores calcula que existam de 1,3 milhão a 1,4 milhão de brasileiros residentes nos EUA. As maiores comunidades brasileiras estão em Massachusetts, Connecticut, Flórida, New Jersey, Califórnia e Georgia. Entretanto, o último Censo norte-americano, de 2010, contabilizava cerca de 340 mil.
“Nossa preocupação no atendimento à comunidade não é saber se a pessoa tem ou não documentação. Nos preocupamos primeiro com os direitos e deveres que a pessoa tem como cidadã brasileira", destaca o cônsul do Brasil em Atlanta, Hermano Telles Ribeiro. A maioria dos brasileiros trabalha no setor da construção civil, turismo e serviços ou como domésticos.
Há ainda os brasileiros que deixam o país em busca de carreira acadêmica ou convidados por grupos de multinacionais e empresas norte-americanas. “Em menor proporção, alguns brasileiros vêm estudar por um tempo ou por um contrato de trabalho e acabam se estabelecendo definitivamente aqui”, observa o cônsul.