Economia | 17/12/2013 | 21:42
Cadastro Ambiental Rural é lançado em SC
com informações do Governo do Estado
Compartilhar:
Os proprietários de imóveis rurais de Santa Catarina contam agora com uma nova ferramenta eletrônica para o registro das informações ambientais. O Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) foi lançado em Santa Catarina pelo Ministério do Meio Ambiente nesta terça-feira, dia 17. Conforme o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, o cadastro faz parte do processo de implantação do novo Código Florestal.
“Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais não precisarão mais fazer a averbação da Reserva Legal em cartório. A Reserva Legal estará registrada no CAR, e, após aprovação pelo órgão competente, não poderá ser alterada”, lembra João Rodrigues.Para se inscrever é preciso procurar um escritório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente ou entidades habilitadas a atuar como facilitadores.
O SiCAR traz as imagens aéreas de todos os imóveis rurais, tornando o cadastro dos imóveis mais fácil. Por meio de site www.car.gov.br, será possível indicar a localização, perímetro, áreas de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL), e de uso restrito.