Economia | 05/02/2014 | 22:56
Calor prolongado afeta áreas rurais
com informações do Governo do Estado
Compartilhar:
A temperatura elevada combinada com a falta de chuva já causa prejuízos. A safra de grãos deverá ser boa, pois o milho já está com sua produção consolidada. No caso de Içara, a preocupação é com as hortaliças. “Há expectativa de volta de chuvas a partir da segunda quinzena deste mês”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues.
A combinação da temperatura elevada, falta de chuva e da falha em redes trifásicas já provocou a mortandade de frangos e nas dificuldades nas operações diárias dos produtores como a ordenha mecânica, refrigeração de leite e fabricação de rações. “Recomenda–se que as prefeituras e produtores priorizem investimentos em captação e armazenagem de água da chuva através de cisternas, açudes ou reservatórios”, diz João Rodrigues.
Entre os programas da secretaria, há o Projeto Água da Chuva, que tem como objetivo incentivar os investimentos em sistemas de abastecimento. “Santa Catarina recebe em média de 1.800 a 2 mil milímetros de chuva por ano, o que é suficiente para uma boa produção agrícola, porém como este volume cai de forma irregular é imprescindível que o agricultor passe a adotar a irrigação como parte da estratégia”, observa.