Economia | 10/10/2013 | 23:42
Canadá apresenta modelo em logística
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
No Canadá, a criação de um centro de distribuição alavancou o desenvolvimento de Calgary. O sistema reúne, por exemplo, a Lafarge, Amazon.com e a Wallmart. Junto com o aeroporto e a ferrovia, o complexo consegue distribuir cargas em 48h para diferentes partes do planeta. Afinal, está no meio da América do Norte e tem saída tanto para a Europa quanto para a Ásia por via aérea e marítima.
Calgary serve de exemplo para Içara. O município precisará se preparar para ter a logística necessária ao terminal intermodal e as oportunidades que surgirem. Vai ser preciso investir inclusive em capacitação. No Canadá, a previsão é que a falta de trabalhadores chegue a 50 mil postos vagos dentro de alguns anos. As facilidades e os empecilhos no caminho foram apresentados num seminário internacional de logística em Imbituba nesta quinta-feira, dia 10.
“Este intercâmbio interessa diretamente a Içara. Foi importante para entendermos toda a infraestrutura que precisaremos”, aponta o presidente da Associação Empresarial de Içara e vice-presidente de Serviços da Facisc, Joi Luiz Daniel. A visita dos canadenses no Brasil ocorreu um ano após a expedição já ter ocorrido no hemisfério Norte. O evento na Câmara Municipal de Imbituba foi acompanhado também pelos investidores do Intermodal.
No caso do Sul de Santa Catarina, os potenciais são a ligação da Ferrovia Tereza Cristina e o Aeroporto Regional em Jaguaruna. “O Brasil tem muitas riquezas e precisa exportar. Para isso é preciso de infraestrutura”, enaltece Peter Wallis, do Van Horne Institute. A participação dele ocorreu junto de Linda Lucas, do ELLE and Associates. Ambos receberam itens derivados do mel produzidos em Içara como presentes.
“No Canadá, o motorista pode trabalhar até 13h. Aqui, a jornada é de no máximo 8h. Tudo isso atrapalha a nossa competitividade. São coisas assim que elevam o custo-Brasil”, aponta o vice-presidente de Logística da Facisc, Eduardo Nunes. O evento da Facisc teve a participação da associação empresarial de Imbituba, da Prefeitura e Câmara Municipal, além da comunidade. O encontro já foi realizado também em outras regiões. Por último acontecerá em Florianópolis.