logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 04/05/2023 | 10:03

Casan: novos reservatórios devem ser implantados até outubro deste ano

Companhia apresenta resumo de encaminhamentos para Içara

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A Casan renovou as perspectivas de melhorias no abastecimento de água em Içara por meio de ofícios encaminhados para instituições públicas do Município. O retorno dado após audiência pública foi apresentado também ao Canal Içara, nesta semana, em consequência do questionamento do portal sobre o compromisso assumido pela companhia com representantes do Legislativo, Executivo e entidades da cidade em março. O resumo define algumas medidas em andamento e também delimita o prazo para novos reservatórios. Confira os principais tópicos elencados pela empresa:

1. Ampliação da capacidade de abastecimento
Conforme a Casan, a rede existente entre a ETA São Defende e Içara (FoFo DN 700 – PRFV 600 – PRFV 500) atende à demanda do município, com boa confiabilidade. Está em tramitação interna o procedimento licitatório (PL 45/2023) para ampliação da ETA São Defende com aumento em 50% da capacidade de tratamento. Ao final da obra a ETA terá capacidade para tratar 1.500 l/s. A adutora de água bruta DN 800 mm, entre o Picadão e ETA São Defende, também está em fase de comissionamento para operação.

2. Reservatórios
Sobre os reservatórios de Lombas (3000 m³) e Elizabete (750 m³), a Casan informa que o Contrato FM 7782/2022 foi firmado com a empresa SM7 Engenharia, Tecnologia e Importação, em 20 de outubro de 2022, com prazo de 365 dias, sendo que já foram feitos os projetos conforme a especificação técnica e estão em processo de aprovação dos projetos mecânicos, estruturais e hidráulicos.

3. Fornecimento do Balneário Rincão
O contrato de reajuste com o Samae Balneário Rincão foi assinado no dia 18 de janeiro deste ano, estando, assim, a pendência sanada quanto ao reajuste de preço sugerido pela Cisam-Sul. Junto a isso, a Casan informa que investe na ampliação de redes oriundas do SIA Criciúma, de forma a evitar a dependência de importação de água de sistemas de terceiros.