Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 14/05/2016 | 13:44
Cirurgias eletivas são canceladas no HSD
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
As cirurgias eletivas já foram suspensas no Hospital São Donato em razão dos atrasos nos pagamentos do Estado e do corte nos repasses para os futuros procedimentos. “Se o Estado não tem condições, o município muito menos. Mas, de qualquer forma, nós vamos tentar encontrar uma alternativa”, coloca o secretário municipal de Saúde, Tiago Marcolino. Um encontro entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital São Donato ocorrerá nesta próxima segunda-feira, dia 16.
“Vamos ver o que o município pode ceder e o que o São Donato pode ceder para que a fila continue andando, que as cirurgias não parem. Se fazia 70, se conseguirmos fazer 20 é melhor do que não fazermos nada. Queremos que a fila ande”, enfatiza. “É uma situação bastante complicada. As cirurgias eletivas têm alguns profissionais que estão com seus honorários atrasados, porque não está havendo o repasse. Então não querem mais trabalhar e não resta alternativa que não seja a suspensão”, afirma o gerente administrativo do HSD, Júlio César De Luca.
O débito do Estado acumulado desde novembro já ultrapassa R$ 1,6 milhão. "São cirurgias que as pessoas estão aguardando há seis meses, há um ano, há dois anos e quando vão concretizar o sonho de acabar com um problema de saúde, que atrapalha no seu dia a dia, as cirurgias eletivas acabam por ser canceladas por inoperância”, enfatiza. No fim da próxima semana uma reunião com outros hospitais também discutirá providências. “Os médicos do pronto-socorro e os médicos que dão a retaguarda para o hospital e ficam de sobreaviso estão com tudo em dia”, salienta.