Jornal Gazeta
Economia | 10/02/2017 | 08:00
Colheita do arroz deve iniciar em 15 dias
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
O mês de fevereiro já chegou e com ele também começa a colheita do arroz. No entanto, em Içara ainda levará alguns dias para que os primeiros grãos possam ser colhidos. “Ainda é um pouco cedo para se ter uma noção exata de como será a colheita, porque ainda falta um pouco mais de 15 dias para passarmos a fazer os primeiros trabalhos”, afirma o produtor Aristides Bortolotto. Ele e o irmão são responsáveis por 240 hectares de rizicultura.
“Nos últimos anos, estamos colhendo na faixa de 120 sacas por hectare. Esta vem sendo a nossa média e, pelo que conversamos, dos outros também”, enfatiza o agricultor de Espigão Primeiro. “Temos uma boa perspectiva de colheita para este ano, pois não choveu muito e também não houve muitas doenças, o que possibilitou ao produtor a realização de tratamentos fitossanitários da forma como deve ocorrer”, explica o agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Búrigo Coan.
“O arroz, até não ser concretizada a colheita, é algo que nos preocupa bastante, porque se trata de um produto que precisa ter bastante cuidado. Por exemplo, se nesses dias que faltam para a colheita vier a ocorrer um granizo, já prejudica consideravelmente a plantação”, alerta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair D´Stefani. A produção na cidade ocorre também em Campo Mãe Luzia, Coqueiros, Esplanada, Rio Acima e Vila Nova. Conforme levantamento da Epagri, são aproximadamente 2,3 mil hectares e 25 famílias na rizicultura.