Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 08/04/2015 | 11:41
Consumidores apresentam preocupações
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A expectativa dos consumidores da Cooperaliança é que a empresa recupere o subsídio já reivindicado na Agência Nacional de Energia Elétrica. Do contrário, a redução das tarifas não deverá ocorrer tão cedo. O cenário é de alerta e aponta para a necessidade do uso consciente em todo o país. Estas são as condições apresentadas Brasília ao longo da semana em Brasília aos Conselhos de Consumidores.
“O nosso conselho é consultivo. Mas representa o consumidor e deve ser atuante. Este encontro nacional serve para entendermos o setor”, apresenta o presidente do Conselho de Consumidores da Cooperaliança, Jair Hercílio D´Estéfani. “Na indústria, existe a preocupação ainda com a distribuição, além disso, a vulnerabilidade do sistema à chuva”, indica o representante do setor em Içara, Waldemar Luiz Casagrande.
“No Sul, Sudeste e Centro-Oeste a elevação do custo da energia foi de quase 28%. Já no Nordeste o impacto médio foi de 5,18%. Além desta diferença, existe ainda tem o impacto proporcional do ICMS, PIS e Cofins”, reclama Waldemar. O evento na Aneel encerra nesta próxima sexta-feira. A convocação nacional atende representantes da indústria, agricultura, poder público, a classe residencial e comercial.