Economia | 25/10/2021 | 10:11
Consumidores podem receber bônus na conta de energia elétrica
Medida é um incentivo à redução do consumo de energia e inclui clientes da Cooperaliança, da Cermoful e da Celesc
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Lançado pelo Ministério de Minas e Energia, o Bônus de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica deve beneficiar consumidores do todo o Brasil que cumprirem os critérios pré-estabelecidos, incluindo clientes da Cooperaliança, da Cermoful e da Celesc, empresas que atuam em Içara. O programa do Governo Federal deve vigorar até dezembro, em razão do período crítico para os reservatórios das hidrelétricas brasileiras.
Os consumidores receberão desconto na conta de luz se reduzirem seu consumo entre 10% e 20% entre os meses de setembro a dezembro de 2021, quando comparado à soma no mesmo período do ano anterior. O bônus será inserido nas faturas de energia elétrica a partir de janeiro de 2022. Quem atingir a meta conseguirá reduzir R$ 0,50 por quilowatt/hora do total da energia economizada no período.
“A adesão dos consumidores elegíveis no programa é de forma automática. Não há necessidade de realizar nenhum cadastro junto à distribuidora. Nas faturas de energia elétrica, a partir da competência 10/2021, no campo mensagens, há a informação referente à meta de redução de consumo, bem como a apuração parcial da redução. Isso ajuda os consumidores a identificar se estão dentro ou fora das metas estabelecidas”, explica Mateus Búrigo Dalmolin, técnico comercial da Cooperaliança.
Segundo ele, a empresa elabora um informativo para colocar em seu site e em suas redes sociais, orientando os consumidores sobre o programa e a importância de economizar energia neste período de escassez hídrica. Em caso de dúvidas, o consumidor poderá procurar uma das agências comerciais ou entrar em contato através do telefone 0800-484040.
Cermoful
A Cermoful já lançou uma campanha de orientação e informação aos consumidores. “A campanha estará nas redes sociais da Cermoful, no rádio, em todas as formas de conhecimento para a população. Vamos buscar que todos saibam como participar”, declara o gerente administrativo da cooperativa, José Lima.
“O comportamento das pessoas, com medidas de economia, sempre foi um assunto muito sério e agora que enfrentamos problemas com a falta de chuva nas hidrelétricas, fator que aumenta o custo de energia, é mais importante ainda. Acredito que esta ação da Cermoful vai gerar resultados importantes para todos”, acrescenta o presidente da cooperativa, Rudy Recco.
Da mesma forma, a Celesc iniciou campanha nos meios de comunicação e em suas mídias sociais para informar os consumidores sobre o programa e o consumo consciente de energia. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou uma página no site com perguntas e respostas.