Economia | 10/02/2014 | 09:30
Consumo de energia cresce 25% com calor
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Ventilador e ar-condicionado são dois artigos quase obrigatórios durante o verão, seja para passar o dia ou então para conseguir dormir no período da noite. Com esses eletrodomésticos ligados quase que 24 horas não há outra possibilidade a não ser o aumento no consumo de energia elétrica. Na Cooperaliança já é possível observar esta diferença em Içara e Balneário Rincão.
“Nos últimos dias tenho passado o tempo todo no quarto, que tem ar-condicionado, porque não há outra opção. Somente saio para ir à cozinha, espaço em que há um ventilador, para que possa suportar o calor. E por causa da correria para a faculdade, de vez em quando preciso ir para a rua. Sempre que acabo fazendo isso, sou obrigada a levar comigo garrafinha de água. A cada saída de casa são pelo menos três garrafinhas que se vão”, comentou a estudante de Educação Física Bruna Sangaletti.
Em Balneário Rincão, a diferença com relação ao inverno já supera a marca dos 25%. “Essa mudança sempre foi normal no verão, porque na praia há muitas pessoas que não passam o ano inteiro apenas na alta temporada. Por isso existe toda esta diferença no consumo, mas nós da Cooperaliança já estávamos preparado. Então além do uso maior do ventilador e ar-condicionado, há sim o aumento no número de residência utilizando energia”, comentou o engenheiro eletricista da cooperativa, Edmilson Maragno.
Em Içara a situação é diferente. “Neste caso, então, o consumo é praticamente igual. A mudança é inexpressiva. Isso é decorrência de uma sazonalidade não tão grande como acontece no Rincão. A quantidade de usuários reduz pouco e esse pouco ajuda a não aumentar tanto por causa do uso maior de ventiladores e de ar-condicionado”, coloca. O pico corresponde das 14h às 15h. “Esta é uma situação que não é comum, porque sempre os picos foram registrados durante a noite. Mas tem sim uma explicação para isso, que é o fato desse horário ser o mais quente do dia”, ressalta.
NÚMEROS - De acordo com o relatório da Cooperaliança, em Içara são 17.149 unidades consumidoras. Já em Balneário Rincão, são prestados serviços de fornecimento de energia elétrica para 13.466. Os outros mais de quatro mil estão divididos em três municípios. Em Jaguaruna, calculando o abastecimento nas comunidades de Arroio da Cruz, Esplanada, Linha Carioca e Torneiro, são 3.405 atendimentos. Em Sangão, há mais 799 unidades consumidoras. Os demais 334 estão localizados em Barra Velha, em Araranguá.