Economia | 10/05/2019 | 21:01
Cooperaliança lança campanha contra furto de energia
Redação | com a colaboração de Mariéli Salvador, da Cooperaliança
Compartilhar:
O Brasil perdeu aproximadamente 31,5 mil gigawatts de energia com furtos, desvios ou fraudes em 2018. Essa quantidade seria suficiente para abastecer todo o estado de Santa Catarina. Em Içara, Balneário Rincão, Jaguaruna e parte de Araranguá, a Cooperaliança já intensificou as vistorias contra a prática ilegal. Além disso, uma campanha de conscientização pretende levar informações aos consumidores sobre as consequências do crime.
“Caso confirmada a irregularidade consumidor pode responder criminalmente, conforme previsão legal capitulado no artigo 155 do Código Penal. Além da sanção criminal, há o pagamento de multa e dos valores utilizados durante realização do crime”, alerta o responsável jurídico da concessionária, Ivanir Pacheco.
Denuncie: Em caso de suspeita, denuncie ligações clandestinas na rede elétrica para a Cooperaliança pela central 0800-484040.“Os desvios de energia burlam o sistema de proteção da medição e geram grandes perigos. Vale lembrar, que se tratando de eletricidade, na maioria das situações os acidentes são fatais”, ressalta o técnico da concessionária, Mateus Búrigo Dalmolim. “A prática é registrada em todas as classes consumidoras, sendo residenciais e industriais. Nosso objetivo é diminuir os impactos de uma cultura já instalada”, acrescenta o presidente Reginaldo de Jesus, o Dede.