logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 07/12/2013 | 11:44

Cooperaliança passa por nova auditoria

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Cinco representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegaram à Cooperaliança na tarde da última segunda-feira, dia 3, para realizar uma nova auditoria na autarquia. A Fiscalização Econômica Financeira deve seguir até o próximo dia 11. De acordo com o gerente administrativo da empresa içarense, Reginaldo de Jesus, esse é um procedimento comum e irá analisar, especificamente, todas as movimentações financeiras da Cooperaliança.

“Nós nos reunimos e o que disseram é que essa fiscalização somente nas finanças da empresa já não feita há cerca de três anos. Eles irão analisar todas as questões econômicas, desde empréstimos, apólices, contratos, orçamentos e diversos outros procedimentos. Tudo, como diz o próprio nome, voltado às questões financeiras”, pontua.

“A Fiscalização Econômica e Financeira tem o propósito de averiguar a gestão dos agentes no sentido de preservar o equilíbrio econômico e financeiro das concessões, objetivando a modicidade das tarifas. Visitas de fiscalização: referem-se ao exercício da fiscalização in loco para verificar se os procedimentos adotados pelos agentes são condizentes com o que expressa os contratos de concessões, regulamentos e legislação, bem como para validar dados e informações a fim de subsidiar os processos decisórios da Aneel, em especial os referentes às revisões tarifárias”, explica a Agência de Energia.

“Há uma duas semanas eles vêm solicitando documentos prévios. Nós preparamos tudo e entregamos nessa reunião oficial. Agora, eles estão fiscalizando novas documentações que vão sendo pedidas ao departamento contábil. Tudo o que é solicitado, está sendo repassado e nós não achamos nenhuma dificuldade para encontra a papelada. Alguns documentos que ainda não foram feitos eles estão nos orientando de que forma proceder”, destaca o diretor administrativo da cooperativa, Reginaldo de Jesus.

Para a Cooperaliança, a auditoria é vista como positiva. “Tanto eu quanto o presidente Jorge Rodrigues analisamos como benéfica essa análise. Estamos completando um ano à frente da Cooperaliança e isso irá mostrar que o trabalho da atual gestão tem dado resultado na empresa. Avaliamos isso como um balanço desses meses que atuamos”, completa.