Economia | 08/08/2013 | 10:47
Cooperativa terá aumento de 13,7% a 17,6%
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A tarifação que a Cooperaliança aplicará a partir de 14 agosto terá o acréscimo de até 17,6% para usuários da rede de alta tensão. Já para os consumidores residenciais, o aumento será de 13,76%. Os valores foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta última quarta-feira, dia 7. Ao todo, os índices atingirão 33,6 mil unidades consumidoras de Içara, Jaguaruna, Araranguá e Sangão.
A Revisão Tarifária Periódica realizada neste ano tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato, o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Segundo o diretor financeiro Reginaldo de Jesus, no caso da Cooperaliança, foi levado em consideração principalmente o repasse do custo da energia comprada da Celesc. Além disso, faz parte do cálculo o investimento na subestação.
Se consideradas as oito classes de consumo, o efeito médio será de 15,42%. "Tivemos um aumento de 14% na energia comprada. Isto vai significar uma diferença de quase R$ 430 mil em agosto", coloca Reginaldo. Se contabilizada também a desoneração de 18% realizada pelo Governo Federal a partir das faturas de março, o desconto final para os usuários da Cooperaliança ficará então entre 4,24% (baixa tensão) e 0,4% (alta tensão).