logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 27/04/2013 | 10:26

Crônica: O perfil do empreendedor

Publicitário Alessandro Dal Ponte

Compartilhar:

Tivemos o grande prazer de receber em nossa cerimônia de posse, no último dia 22/04, a palestra do Sr. Altanir Jaime Gava, ex-diretor técnico da Coca-Cola Brasil e atualmente consultor da marca. Durante mais de uma hora o homem da Coca expôs sua vasta experiência e fatos que fizeram seu nome ser reconhecido em todo o território mundial. Deixaremos os comentários sobre o andamento da cerimônia de lado e vamos nos ater a algumas palavras expostas pelo Sr. Gava sobre o que considera como “O Perfil ideal do Empreendedor”.

Durante todo seu discurso, Altanir Gava, fez questão de salientar que o verdadeiro empreendedor tem em seu sangue a vontade do “fazer”. Segundo o mestre Coke, o homem que empreende precisa não só querer, porém deve, obrigatoriamente, fazer a coisas acontecerem em sua volta, seja na sua empresa ou nas atividades cotidianas em seu dia-a-dia. Para Altanir, o verdadeiro empreendedor vai muito além de se estar apto para abrir um nova empresa, esta é - somente - umas das vertentes básicas no mundo dos negócios. A simplificação deve estar presente em cada ação executada. O empreendedor inteligente sabe simplificar, transformando problemas em contratempos facialmente resolvidos. O líder sabe envolver sua equipe e extrair o melhor de cada membro, incentivando a cooperação.

A persistência empreendedora deve ser uma motivação constante durante toda a vida de um empresário. O ato de persistir nos faz evoluir, e o ser humano só evoluiu baseado na sua teimosia de buscar novos horizontes. Persistir sem foco é o mesmo que trilhar uma estrada sem fim. Não saber onde se quer chegar, seja com uma marca, um conceito ou um produto, é – em muitos casos – o decreto oficial de falência e fracasso para qualquer organização. O foco para uma empresa deve ser definido e muito objetivo, todos devem trilhar a mesma direção e compartilhar dos valores essências.

Segundo Altanir, ser positivo e otimista faz tudo ficar mais fácil. A união do ser “positivo” e do ser “determinado” é a receita para o sucesso. Mas cuidado! Não podemos confundir otimismo pleno com ilusão nos negócios. Não podemos ser míopes e acreditar que tudo que fazemos é a melhor coisa do mundo, não podemos acreditar que todos vão amar nossos produtos e consumi-los da maneira que imaginamos. Precisamos entender os hábitos de consumo e estar preparado para o fracasso eminente de algumas ações.

O aprendizado faz parte da evolução. O homem que quer aprender sabe quando deve buscar novos conhecimentos. A constância do saber é a base mais fundamental para qualquer processo evolutivo. Todos os dias podemos e devemos aprender algo novo, somos condicionamos ao desejo de vislumbrar um futuro promissor, mas precisamos – primeiro – traçar um presente fundamentado em verdades. Gava também defendeu em vários momentos que as organizações só evoluem graças a capacidade de cada indivíduo. O sucesso é a soma de várias ideias, de vários conceitos de negócios e o fracasso é a incapacidade de enxergar o óbvio.

Somos eternos aprendizes e devemos buscar o conhecimento com muita humildade. Sempre vamos encontrar em nosso caminho alguém mais qualificado e devemos estar preparados para aprender e para ensinar todos os dias. Pense nisso enquanto bebe sua deliciosa Coca-Cola!