Economia | 13/09/2012 | 10:00
Cumprimento da Lei do Descanso é adiada
Especial de Renata Giraldi, da Agência Brasil
Compartilhar:
A resolução que determina a suspensão por até 180 dias do cumprimento da Lei do Descanso dos caminhoneiros está publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 13. A medida foi aprovada durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que concluiu que é necessário, primeiro, fazer um mapeamento das rodovias federais e depois partir para a fiscalização.
Conteúdo relacionado:
11/09/2012 » Lei do descanso passa a valer nesta terça
Em seis meses, deverá ser publicada uma lista das estradas que devem atender aos critérios da nova lei. O trabalho, segundo a Resolução nº 417, será coordenado pelos ministérios dos Transportes e do Trabalho e Emprego. O adiamento do cumprimento da nova lei foi definido a partir dos primeiros dias desta semana em que a medida passou a valer.
Na prática, os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da lei constataram que as rodovias brasileiras não estão preparadas para a execução da nova norma. Uma das situações identificadas foi a ausência de locais de parada para repouso dos caminhoneiros. A medida, segundo o governo, visa a reduzir os riscos de acidentes de trânsito.