logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 01/02/2022 | 10:19

Curso gratuito forma profissionais na área de tecnologia

Programa de formação de desenvolvedores e programadores está com inscrições abertas

Redação | com a colaboração da Fapesc

Compartilhar:

Santa Catarina é o quarto maior polo de tecnologia do Brasil e tem ainda o sexto maior faturamento do país nesse setor, com mais de R$ 19,8 bilhões ao ano, que representam 6,1% do PIB catarinense. As empresas de base tecnológica de Santa Catarina devem abrir 16.612 novas vagas até 2023, mas ainda têm como desafio encontrar profissionais capacitados para ocupá-las.

“O setor de tecnologia e inovação responde por uma fatia significativa da economia catarinense. Há vagas bem remuneradas, mas, muitas vezes, falta mão de obra capacitada”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon.

Para formar profissionais interessados em atuar na área, o Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft), com o apoio da prefeitura de Blumenau, desenvolve desde 2006 o Entra21, tendo como principal financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Neste ano, a fundação vai destinar R$ 2 milhões para ampliação do programa, que passa a ser oferecido para todo o Estado nas modalidades on-line e ensino a distância. “Nós ampliamos a atuação do Entra21 pela crescente demanda de mão de obra de programadores e desenvolvedores”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

O curso é totalmente gratuito e não há custo para nenhum trâmite desde a inscrição até o término do programa. Para a modalidade on-line, com aulas ao vivo, são 300 vagas; e outras 300 para o EAD, com aulas gravadas.

Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o ensino médio. As inscrições podem ser feitas no site do programa (www.entra21.com.br) até o dia 27 de março. Os interessados devem preencher um formulário, cujas informações serão analisadas por profissionais de recursos humanos. O processo seletivo também vai contar com realização de entrevistas.

AULAS - O curso será realizado de abril a outubro, no período da manhã, da tarde ou da noite, com 480 horas de formação. Dessas, 356 horas serão de disciplinas técnicas. Também haverá aulas de Inglês, Desenvolvimento Humano e Criação de Portfólio, Empreendedorismo e Inovação e Contabilidade e Finanças.