logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 04/02/2022 | 11:00

Deinyffer Marangoni: O que é um coworking e como posso me beneficiar?

Se você nunca utilizou um ambiente desses, será questão de tempo para precisar de um...

Deinyffer Marangoni

Compartilhar:

Recentemente você viu aqui no Canal Içara que a cidade pode ter uma unidade da franquia da Plurall Coworking? Mas o que exatamente é um coworking, como funciona e quais os benefícios para pessoas físicas e jurídicas, empreendedores e empresas?

O primeiro coworking do mundo surgiu em 2005, em São Francisco, na Califórnia, com Brad Neuberg. Na verdade, o termo foi criado em 1999 por Bernie de Koven, um designer de games. Bernie criou a expressão para descrever um espaço digital — uma espécie de "extensão do trabalho no ambiente online", ou seja, diferente do que conhecemos hoje, com estruturas físicas e diversos tipos de serviços.

Espaços coworkings oferecem muito mais do que espaços colaborativos, a principal atividade conhecida. Então abaixo vai uma série de outros benefícios que você pode aproveitar para se desenvolver ou para o seu negócio:

1. Endereço Fiscal: toda e qualquer empresa precisa de um endereço físico para ser constituída, nem que seja o endereço residencial do proprietário, desde que a legislação do município permita para o tipo de empreendimento. É este endereço que será cadastrado na Receita Federal, na Junta Comercial e na Prefeitura Municipal, dando vida ao seu negócio por meio da emissão dos documentos governamentais. Há leis municipais que permitem o aluguel de endereços fiscais (ou virtuais, como também são chamados), sendo Içara uma dessas cidades. Coworking e Associações Empresariais podem ser estes espaços.

2. Endereço Comercial: funciona de forma semelhante ao endereço fiscal, mas com outro intuito. Você pode ter um endereço fiscal e outro comercial em ambientes diferentes. O endereço comercial é o que você coloca em seu site, no cartão de visitas, papel timbrado e etc., um local de fato mais comercial, em que você pode receber o seu cliente, fornecedores ou parceiros, mas não é utilizado para o registro e formalização da empresa. Na prática, você pode ter o seu endereço fiscal como o da sua residência em um bairro “X” e divulgar o endereço como sendo em um espaço comercial, no Centro, em um coworking ou ambiente empresarial.

3. Aluguel de salas ou espaço de trabalho: é o serviço mais conhecido de um coworking. Você pode alugar uma mesa de trabalho, uma sala de reunião ou até um auditório, seja por hora, período, dia, semana ou mês, conforme a sua necessidade. Há em um coworking, dependendo o seu porte, desde viajantes que utilizam o espaço por estarem passando pela cidade quanto empresas constituídas, de forma fixa e com equipes.

4. Incubadoras e Aceleradoras: precisando de ajuda para tirar a sua ideia do papel ou fazer o seu negócio decolar? O coworking poderá ser um ambiente de suporte que, além do espaço e dos serviços oferecidos, contam com rede de mentores, capacitações, editais e outras formas de apoio no formato de incubadoras e aceleradoras.

5. Capacitações e treinamentos: sempre tem uma agenda cheia com palestras, cursos, talks, bate-papo e eventos de todos os tipos, conteúdos e finalidades. Você ou a sua empresa também pode locar o espaço para fazer uma capacitação ou treinamento.

6. Reuniões de Equipe ou com parceiros: Da mesma forma que capacitação, você poderá fazer reuniões com a sua equipe, fornecedores ou parceiros de negócios. Os benefícios são um ambiente profissional, descontraído e sem interrupções, já que você não estará dentro da empresa, onde toca telefone, chega clientes, colaborador bate na porta e etc. Se você não tem um espaço físico para a sua empresa, é melhor fazer uma reunião em um ambiente desses do que em sua própria casa, não é mesmo?

7. Muito networking, clientes, parceiros e aprendizados: um ambiente de coworking respira empreendedorismo e inovação. Parte disso são as conexões. É gente de diversas áreas de negócios, segmentos e negócios diferentes. É daí que podem surgir novos clientes, parceiros, fornecedores e você trocar conhecimento, experiência e boas práticas. Também pode acontecer aquele happy hour para descontrair e gerar negócios.

Se você nunca utilizou um ambiente desses, será questão de tempo para precisar de um, seja em Içara ou em qualquer outro lugar. É um modelo de negócios em expansão em todo o mundo e que se adapta com as novas formas de trabalho. Se você já conhece e utiliza estes espaços, não deixe de contribuir para o desenvolvimento deste ambiente de negócios em Içara.