Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 26/03/2020 | 09:09
Demanda de energia diminui até 30% em horário fora de ponta da quarentena
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Mesmo com mais pessoas em casa, o consumo de energia teve redução com a diminuição da atividade industrial na quarentena. Em Içara, o impacto fora do horário de ponta (21h31 às 17h29) chegou 26% de queda na demanda exigida das subestações na cidade.
Na subestação de Sanga Funda, a demanda da Cooperaliança caiu 22% fora do horário de ponta. Já na subestação da Celesc no bairro Jaqueline, responsável pela maior concentração populacional e industrial da cidade, a redução chegou a 30%.
No horário de ponta, por vez, não houve alteração. Isto indica que não houve mudança no padrão de comportamento dos consumidores. Das 18h30 às 21h30 a maioria das pessoas já estava em casa antes da quarentena e as empresas á reduziam a produção.
No caso da água, o consumo aumentou não apenas para lavar as mãos, mas também higienizar as roupas. Nos primeiros dias, a demanda chegou a crescer até 35%. Conforme o chefe da agência da Casan na cidade, Rodrigo Feltrin Fernandes, o volume se igualou aos finais de semana.