logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 20/09/2016 | 08:00

Demanda de Gás Natural cresce em SC

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

O litro da gasolina custa em média R$ 3,49 na região Sul do estado. Já o metro cúbico do gás natural veicular (GNV) sai por cerca de R$ 2,29. Além de mais barato, é um combustível que polui menos. O fator econômico tem levado cada vez mais proprietários de automóveis às oficinas especializadas na conversão para GNV. “Também cresceu a procura pela regularização do sistema, já que alguns postos passaram a abastecer apenas veículos em que o GNV consta na documentação”, explica o gerente de uma mecânica de Içara, Douglas Alves.

“Com o kit de quinta geração, não há mais risco de vazamentos ou explosão desde que instalado por empresa certificada”, salienta. Alguns anos atrás, muitos motoristas também não instalavam o kit de gás natural devido à redução da potência. “Com o sistema de quinta geração, que faz com que o combustível seja injetado e não mais aspirado, isto não acontece. Assim, as vendas aumentaram, já que, além de garantir a potência, o novo kit também gera ainda mais economia”, enfatiza.

Mas não é apenas nos carros que o consumo teve crescimento. Conforme dados divulgados pela Companhia de Gás de Santa Catarina (SC Gás), o uso cresceu também nos segmentos residencial, industrial e comercial. Somente em agosto foram consumidos 1,804 milhão de metros cúbicos por dia. O volume supera em todos os setores o mesmo período de 2015. No setor industrial o acréscimo foi de 5,5% comparado ao mesmo período do ano passado.