Economia | 01/10/2021 | 09:25
Dia de Campo sobre cultura da pitaia é realizado em Içara
Atividades foram promovidas para 100 participantes na Pitayas Mazzuchello
Redação | com a colaboração da Cresol
Compartilhar:
O cultivo comercial da pitaia em Santa Catarina iniciou há pouco mais de 10 anos, mas o estado já é o segundo maior produtor do país. Aproximadamente 1 mil toneladas foram comercializadas somente na safra 2020/2021. Segundo dados da Epagri, são 150 famílias que apostam na cultura. Há 200 hectares plantados, dos quais, 90% da produção é realizada na região Sul. E, para fomentar e aprimorar ainda mais a produção das pitaias, agricultores tiveram um dia de campo em Içara nesta quarta-feira, dia 29.
“Por muitos anos, o cultivo de tabaco predominava na região e com isso muitos jovens deixavam a agricultura. Com a busca de novas opções de cultivo e diversificação da propriedade é possível fazer com que os jovens permaneçam no campo produzindo alimentos. Assim, a cultura da pitaia têm contribuído para a permanência dos jovens no meio rural”, frisa o presidente da Cresol Jaguaruna, Dilnei da Rosa. A família Mazzuchello é um exemplo. Tiago Mazzuchello e seu cunhado, Gilson Tezza, assumiram a propriedade onde até então predominava o cultivo de tabaco.
A capacitação promovida pela Cresol, Coopertec, Epagri e Prefeitura Municipal envolveu 100 participantes na fazenda da Pitayas Mazzuchello. Durante o curso foram abordadas as plantas de cobertura e variedades com o extensionista da Epagri, Ricardo Sant’anna Martins; os tratos culturais e condução do pomar com o pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Itajaí, Alessandro Borini Lone; o manejo de pragas, doenças e diversificação do pomar com o pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Itajaí, Marcelo Haro; além da análise de solo e manejo da adubação com o assessor técnico da Coopertec, Diou Roger Ramos Spido.