logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 24/01/2014 | 09:03

Dia para pensar na luta do aposentado

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Nesta sexta-feira, dia 24, comemora-se em todo o território nacional o Dia do Aposentado. Mas mesmo sendo uma data para lembrarmos daqueles que já possuem uma longa experiência de vida, também merece ser destacada pelos objetivos de luta a serem planejadas para o ano. “Sem dúvidas nós temos motivos para comemorar. Isso é fato. Afinal, estamos vivos e lutando pelos nossos direitos. Isso merece ser destacado. Mas tirando isso, atualmente os aposentados não possuem muitas coisas boas para destacar. A situação está crítica. Contamos com inúmeras dificuldades, principalmente no que se diz a respeito ao poder aquisitivo. Está muito fraco com uma inflação disparada do jeito que está. Para quem tem a saúde avançada como nós, fica muito difícil. Mas estamos lutando pelos nossos direitos”, destaca o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Içara (AAPIMI), Antônio Novelli.

Segundo Novelli, igualmente aos anos anteriores, associações e sindicatos de aposentados devem voltar a se manifestar nas principais cidades do Brasil, solicitando melhorias para a categoria. Conforme ele, uma das ações já programadas para 2014 é lutar contra a privatização da Previdência Social. “Esperamos que aconteça sim, uma reforma previdenciária séria, mas o que estamos com medo é de que a Previdência acabe sendo privatizada, o que em nosso ponto de vista será muito prejudicial a nós e por isso somos contrários. Nesta reforma o Governo terá que decidir junto com as federações de aposentados e sindicatos. Vamos unir forças para que consigamos os nossos objetivos. Em breve voltaremos para Brasília, onde estão as autoridade, para manifestar. De forma pacífica, mas vamos atrás do que é nosso”, comenta.

O presidente do sindicato dos aposentados ainda destaca que esta luta, não é favorável apenas aos aposentados. “Estamos iniciando o ano e aos poucos vamos convidar os aposentados, para discutirmos juntos os nossos direitos e tudo aquilo que devemos buscar como acontece todos os anos. Mas isso não é somente para nós, é também para a juventude, que um dia também se tornará aposentada. Mas a juventude é a classe trabalhadora e não tem como ir à Brasília para protestar por 15 dias, como fizemos. Por isso chamo os aposentados para esta batalha”, declarou.

Se no aspecto geral, os aposentados não têm muito a comemorar, na associação da categoria em Içara, já há vários motivos para serem festejados. Entre eles, é a conquista de uma sede própria, construída na área central da cidade, próximo da Praça da Juventude Fernando Pacheco e da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445). Embora já tenha parte em funcionamento, a inauguração oficial deve acontecer em abril deste ano. “Já estamos em fase de acabamento. Falta apenas concluir a pintura e também colocar alguns móveis no salão de festas. Nossa intenção é liberar o espaço para os nossos aposentados e seus familiares no máximo até abril. E nesta obra, os aposentados podem ter certeza que eles têm contribuição em cada tijolo colocado. Foi por meio da contribuição mensal que conseguimos realizar este espaço que será para o proveito deles”, comentou Novelli.

O presidente da associação ainda informou que haverá uma série de programações. “Vamos buscar tudo que é bom para o aposentado, como sempre fizemos. Depois de inaugurada, então vamos trazer palestras para cá. Palestras com juízes, médicos, dentistas, advogados, entre tantos outros. O nosso idoso tem que ser amparado e essas palestras ajudará ele, a saber, tudo o que precisa, como direitos, deveres, cuidados médicos, entre tantas outras coisas”, contou. “Também pretendemos em breve colocar uma escola de informática para os nossos aposentados”, emendou.

Atualmente, os associados contam com atendimento de clínico geral, otorrino, dentista e advogados. Além disso, segundo Novelli, há convênio com médicos, farmácias e laboratórios.

Ainda conforme ele, a associação da cidade é a terceira de Santa Catarina com o maior número de sócios. Dados do relatório da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (Feapesc), Içara conta com 2.046 associados. O número é somente inferior a Lages e Rio Negrinho. “Isso é um orgulho para nós e para Içara. Com apenas 14 anos de associação já estamos nesse nível”, finaliza satisfeito.