logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 01/12/2011 | 19:52

Discussão sobre antenas será ampliada

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Uma preocupação coletiva sobre a possibilidade de novas torres de telefonia em Içara resultou da reunião sobre o assunto nesta quinta-feira, dia 1. Tanto que o encontro convocado pela vereadora Edna Benedet (PCdoB) definiu que o tema mobilizará uma audiência pública. A data, porém, ficou em dúvida. Isto por que o recesso do Legislativo iniciará na próxima quinzena.

Conteúdo relacionado:
01/12/2011 » Carta alerta sobre telefonia celular
07/11/2011 » Isolamento de antenas é questionado


“Gostaria de estar viva daqui a 10 anos para entregar aos vereadores uma medalha pela contribuição com a sociedade. Moro próximo de uma torre telefônica e percebo que até a terra está mais seca. Não tenho nem mesmo celular por entender que esta tecnologia é danosa à vida”, depôs Tereza Feltrin no encontro promovido pelos parlamentares içarenses.

Além do sinal de celular, outra preocupação foi despertada. E como ficarão as torres de Internet da Prefeitura Municipal? Se há empresa que pretende construir mais quatro torres, há também o projeto de Cidade Digital que estabelece um número ainda maior. A proposta é erguer 10 antenas. “Precisamos discutir isto também”, manifestou Osmar Manoel dos Santos (PP).

“O sistema utilizado nas atuais antenas é igual ao de um forno micro-ondas. Expostos a isto, estamos sendo assados. O ideal seria afastar estas torres o máximo possível e ainda abaixar a potência delas. Na Europa funciona desta forma e os aparelhos de telefone não falham”, apresentou a mestre em Ciências Ambientais Marileia Giassi Zanette. Além dos vereadores, as mesmas informações foram repassadas, por exemplo, para representantes da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Procon.

RECLAMAÇÕES - Quanto a qualidade do sinal, estatísticas de reclamações foram colocadas em um relatório. E o resultado teve publicidade na reunião. De acordo com o coordenador do Programa de Orientação ao Consumidor, Giovanni Martins da Silva, desde 2010 o setor de telefonia móvel somou 375 registros. Contudo, apenas oito foram por falha na cobertura, neste caso, todos em 2011.