Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 09/08/2016 | 07:00
Divulgação de eficiência veicular é ampliada
Especial de Marieta Cazarré, da Agência Brasil
Compartilhar:
Até o fim de 2016 o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular vai chegar a 926 modelos de veículos de 14 categorias. A proposta é classificar e informar os consumidores sobre a eficiência e a emissão de gases de veículos por meio de uma etiqueta nos vidros. O adesivo aponta ainda a autonomia em quilômetros por litro de combustível na cidade e na estrada.
A classificação quanto ao consumo energético vai de A a E, em ordem decrescente do mais eficiente para o menos. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, a escolha, por exemplo, entre um carro de categoria A ou outro de categoria E pode gerar uma economia de até R$ 10 mil em cinco anos.
Em 2016, a classificação da emissão de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) também passou a ser exibida por meio de letras, tornando mais fácil o entendimento para os consumidores. A tabela do programa, com a lista de todos os modelos e classificações está no site do Inmetro e no aplicativo Etiquetagem Veicular.